logo_anba_pt logo_camera_pt
03/10/2012 - 18:56hs
Compartilhe:

Brasil mostrará projetos sociais à Tunísia

Em conversa da presidente Dilma Rousseff com seu colega tunisiano, Moncef Marzouki, na Aspa, ficou acertada a vinda de uma delegação do país árabe para conhecer ações brasileiras na área social.



Ricardo Stuckert Filho/PR
Ricardo Stuckert Filho/PR

Rei da Jordânia e Dilma discutiram situação do Oriente Médio

São Paulo – Uma delegação tunisiana deverá vir ao Brasil para conhecer projetos sociais, segundo acerto feito nesta terça-feira (02) entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da nação árabe, Moncef Marzouki. Os dois chefes de estado tiveram uma rápida reunião bilateral durante a 3ª Cúpula América do Sul – Países Árabes (Aspa), em Lima, no Peru. Ela também conversou com o rei da Jordânia, Abdullah II.

De acordo com informações da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, os tunisianos devem conhecer a tecnologia de informação aplicada aos projetos sociais no Brasil. Dilma demonstrou interesse em saber sobre o processo político na Tunísia e ofereceu a ajuda em projetos sociais e econômicos. Não foi definida a data para vinda da delegação.

Com o rei Abdullah, Dilma conversou sobre a situação no Oriente Médio, como as questões da Síria e da Palestina. Eles discutiram intercâmbio bilateral e a presidente demonstrou interesse em conhecer projetos jordanianos da área da saúde exemplares em tecnologia.

O monarca e Marzouki foram dois dos três chefes de estado árabes que compareceram à Aspa. Em sua declaração na abertura da cúpula, a presidente do Brasil já havia oferecido a ajuda do País para a reconstrução dos países que passaram pela Primavera Árabe. Ela falou, no entanto, que sabe que esse caminho passa principalmente por eles mesmos, num indicativo de respeito à soberania.

Os programas sociais do Brasil, que melhoraram as condições de vida da faixa mais pobre da população brasileira, como Bolsa Família e Programa Nacional de Aquisição Escolar de Alimentos, têm despertado a atenção internacional nos últimos anos. Eles são citados e apresentados em fóruns globais e representantes de muitos países vêm ao Brasil para conhecê-los de perto.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form