logo_anba_pt logo_camera_pt
17/11/2014 - 07:00hs
Compartilhe:

Masdar quer parceria em sustentabilidade com o Brasil

Delegação de brasileiros visitou cidade verde de Abu Dhabi e conversou sobre a possibilidade de empresas nacionais que têm produtos sustentáveis para a construção participarem do mercado da região.



Dubai – A empresa de pesquisa e desenvolvimento de projetos sustentáveis Masdar, de Abu Dhabi, quer realizar projetos de energia limpa com países da América do Sul, especialmente o Brasil. Neste domingo (16), o gerente de sustentabilidade da Masdar, Nicholas Cary-Brown, propôs uma parceria entre o portal Construção do Futuro (Future Build) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira durante uma visita da diretoria da instituição e de empresários da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-PR) e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) à Masdar City, a cidade sustentável construída pela Masdar em Abu Dhabi. O portal é uma iniciativa da Masdar para ajudar arquitetos, engenheiros e empreiteiros a encontrar produtos sustentáveis.

“Poderíamos estabelecer uma parceria com a Câmara Árabe, na qual a Câmara pode apresentar às empresas brasileiras quais são os produtos (sustentáveis) adequados ao setor de construção nesta região. Em troca, a Masdar indicaria as melhores formas de inserir o produto aqui”, disse.

Marcos Carrieri/ANBA

Cary-Brown: Brasil pode ser parceiro

 Ele falou que estas empresas poderiam até considerar instalar operações locais na zona franca da Masdar e mencionou a possibilidade de as companhias brasileiras participarem da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi. O evento é realizado em janeiro e premia as melhores iniciativas e soluções em desenvolvimento sustentável. Também coloca em contato empresas, pessoas e instituições que atuam no setor.

O presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum, apoiou a proposta. “É interessante para as empresas brasileiras mostrarem aquilo que estão criando e produzindo e também para que possam ter acesso ao que está sendo feito nesta área nos outros países”, disse.

A Masdar promove projetos sustentáveis em parceria com governos de países em desenvolvimento. Mauritânia, na África, Tonga, na Oceania, e Afeganistão, na Ásia, são alguns dos países que receberam projetos da Masdar, empresa que pertence ao fundo soberano de Abu Dhabi, o Mubadala.

Na visita à cidade sustentável, o analista sênior de relações corporativas da Masdar, Saeed Albudoor, apresentou algumas medidas adotadas na construção desta cidade para gerar menos impacto ao meio ambiente. Entre estas medidas está a utilização de materiais reciclados, redução no uso de tintas, projetos que permitam a circulação de ar e ruas estreitas que favoreçam a existência de sombras.

Nos dias de verão, quando a temperatura passa de 45 graus Celsius em Abu Dhabi, ela chega a ser oito graus mais baixa em Masdar City devido ao projeto dos prédios e aos materiais empregados neles. A Masdar City é o lar de pessoas que realizam pesquisas em desenvolvimento de energias limpas. A cidade de Abu Dhabi, por sua vez, utiliza parte dos recursos da exploração de petróleo para investimento em desenvolvimento sustentável.

Os empresários filiados à Fiesc, ao Sinduscon-PR e à Fiep estão nos Emirados Árabes Unidos para visitar a maior feira de construção civil do Oriente Médio, que será inaugurada nesta segunda-feira (17), em Dubai. Eles também visitam obras e empresas do setor. 

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form