logo_anba_pt logo_camera_pt
20/04/2016 - 11:54hs
Compartilhe:

Belo Monte começa a fornecer energia

Operação comercial da usina hidrelétrica teve início nesta quarta-feira. Empreendimento fica no Rio Xingu, no Pará.



Brasília - A Usina Hidrelétrica Belo Monte iniciou a geração comercial de energia nesta quarta-feira (20) com a entrada em operação da primeira máquina, que adiciona mais 611,11 MW ao Sistema Interligado Nacional, informou a Norte Energia, empresa concessionária da usina, em comunicado. A usina fica no Rio Xingu, na altura do município de Altamira, interior do Pará.

Segundo a Norte Energia, a primeira turbina a gerar energia comercialmente está instalada na casa de força principal do empreendimento. “Lá, estão em fase de montagem outras 17 unidades geradoras, que serão concluídas e acionadas, gradativamente, até 2019. Também foram iniciados os testes para geração comercial da primeira turbina no Sítio Pimental, onde está o vertedouro e a barragem principal da usina. Na casa de força complementar serão seis turbinas do tipo bulbo, cada uma com potência de 38,8 MW”, diz o comunicado.

De acordo com a empresa concessionária, as obras de Belo Monte estão praticamente concluídas e os trabalhos de montagem eletromecânica continuam no empreendimento. A previsão é que a cada dois meses, em média, seja ativada uma nova turbina até o pleno funcionamento da hidrelétrica, em 2019.

“Belo Monte terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, dos quais 11 mil MW na casa de força principal e 233,1 MW na casa de força complementar. A usina vai gerar para as distribuidoras que compraram energia no leilão de 2010, atendendo assim a 60 milhões de pessoas em 17 estados do Brasil”, diz a nota da Norte Energia.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form