logo_anba_pt logo_camera_pt
01/06/2016 - 07:00hs
Compartilhe:

Empresa negocia exportação de aplicativo ao Catar

ClassApp é plataforma especializada em comunicação entre escola e família. Criada por engenheiros brasileiros e presente em mais de 100 colégios, ela já está no exterior e poderá ser usada no Oriente Médio.



São Paulo – Uma empresa brasileira está negociando a exportação de um aplicativo para comunicação escolar, o ClassApp, a uma instituição do Catar. Com sede em Limeira, interior paulista, a companhia nasceu com a criação da ferramenta, que já é utilizada em mais de 100 escolas no Brasil. O aplicativo também está no exterior, em fase de implantação em uma escola do Canadá e em testes na Noruega, de acordo com o CEO da empresa, Vahid Sherafat.

Divulgação

Mais de cem escolas usam ClassApp no Brasil

O foco da plataforma é a comunicação do colégio com a família do aluno, ela é especializada nesta relação. Funciona com troca de mensagens, como o WhatsApp, mas tem características próprias para o meio escolar. “Foi pensado com recursos de privacidade, gestão e segurança que as instituições de ensino precisam”, conta Sherafat.

A escola cria a rede e envia os convites para os envolvidos, que podem ser professores, pais e alunos, e eles baixam o aplicativo. Os convidados são divididos em grupos e a escola decide quem pode falar com quem. Assim, a família tem possibilidade de por ali contatar a coordenação ou a secretaria da escola, em mensagens privadas, por exemplo. Ao enviar avisos ou qualquer tipo de mensagem, a escola fica sabendo quem leu o comunicado.

“Não existia no mercado ferramenta especializada na comunicação com os pais, é um grande desafio falar com a família”, afirma o CEO, lembrando como pode ser falha a comunicação por emails, que nem sempre são lidos. No caso do ClassApp, há um protocolo de leitura das mensagens. Mas se o pai não tiver o aplicativo instalado ainda, o sistema envia automaticamente mensagem de email ou SMS. “É a primeira plataforma de comunicação escolar inteligente e proativa”, diz Sherafat, pelo fato de ela se basear no uso da tecnologia pelos pais e também em estudos.

O CEO é engenheiro de computação pela Universidade de Campinas (Unicamp), especializado em Inteligência Artificial e consultor em Inovação. Ele criou a empresa juntamente com Samin Shams, engenheiro da Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Desenvolvimento de Plataformas Mobile, CTO da ClassApp. Os dois têm filhos pequenos na escola e perceberam a necessidade de um aplicativo especializado na relação escola-família.

Divulgação

Sherafat e Shams: engenheiros e empresários

O aplicativo foi criado primeiro em inglês para o mercado internacional, mas os engenheiros logo notaram que havia demanda no mercado brasileiro. A ferramenta e a empresa foram postos em pé em 2014. No ano passado, o aplicativo foi lançado comercialmente e no começo de 2016 foi apresentado no exterior, na feira British Educatinal Training and Technology (Bett Show), de tecnologia voltada à educação, em Londres, na Inglaterra. A ClassApp Sistemas, única brasileira expositora da mostra, participou como selecionada em um espaço para a inovação.

A feira abriu a possibilidade de conversas e apresentação do aplicativo para instituições educacionais de várias regiões do mundo, entre elas da África, Europa, Ásia e Oriente Médio. De acordo com Sherafat, houve uma presença grande dos árabes na mostra e escolas de outros países da região, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, também conheceram o aplicativo. “O mercado oriental é muito parecido com o do Brasil, a instituição família é muito forte”, afirmou o CEO sobre os árabes. Segundo ele, há as mesmas dificuldades de comunicação escola-pais. Sherafat é descendente de iranianos.

Se a exportação ao Catar for fechada, o aplicativo funcionará em árabe. Atualmente, além do português e inglês, ele já existe no idioma norueguês. Sherafat acredita que a ferramenta terá ainda mais demanda no exterior do que no Brasil. Ele tem boas expectativas em relação ao mercado norte-americano e vai participar da feira ISTE Conference & Expo, em junho, em Denver. Também no caso dessa mostra, a ClassApp foi selecionada para o espaço de inovação.

Contato:
ClassApp Sistemas
Telefone: +55 (11) 3042-0019
Site: www.classapp.com.br
Email: i@classapp.com.br

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form