logo_anba_pt logo_camera_pt
26/08/2016 - 18:11hs
Compartilhe:

Internet das coisas é tema de seminário na USP

Debate sobre aplicação da tecnologia no agronegócio, saúde e indústria ocorre na próxima terça-feira, em São Paulo. Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, será um dos palestrantes.



São Paulo – A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e o Grupo de Automação e Tecnologia da Informação da Escola Politécnica da USP (Gaesi) promovem na próxima terça-feira (30) o seminário Aplicações da Internet das Coisas no Agronegócio, Saúde e Indústria. O encontro vai ocorrer no auditório da Biblioteca Brasiliana, na Cidade Universitária, na capital paulista.

O evento pretende debater o impacto nestes setores da chamada “quarta revolução industrial”, conceito que decorre da eliminação por meio da tecnologia dos limites entre os mundos digital, físico e biológico. A ideia é incentivar o intercâmbio de experiências entre órgãos estatais, instituições de ensino e pesquisa, e empresas com o objetivo de garantir a integração do Brasil nesta realidade.

Segundo os organizadores, o programa é voltado para executivos, gestores, profissionais técnicos, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de engenharia, tecnologia e administração.

Entre os temas em discussão estará a utilização da tecnologia para reduzir a burocracia no comércio exterior. Um dos debatedores será o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que irá falar sobre a adoção de processos online pela entidade, principalmente nos serviços de certificação de origem e de documentos. De acordo com ele, isso reduz custos, economiza tempo e diminui o risco de falsificações.

Entre os palestrantes estarão também o ministro do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; o professor Eduardo Mario Dias, coordenador do Gaesi; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Agricultura, Jhonatan Almada; o secretário de Agricultura do estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o presidente executivo da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Pessoa Salazar; o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo; e muitos outros.

A programação vai ocorrer durante todo o dia e pode ser conferida no site do evento (www.sasi40.org), onde também é possível se inscrever gratuitamente.

Serviço

Seminário Aplicação da Internet das Coisas no Agronegócio, Saúde e Indústria
Dia 30 de agosto das 08h30 às 17h30
Local: Biblioteca Brasiliana, Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Entrada franca
Mais informações: www.sasi40.org

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form