logo_anba_pt logo_camera_pt
03/09/2016 - 07:00hs
Compartilhe:

Marrocos faz encontro preparatório para COP22

Cúpula mundial do clima acontece em novembro em Marrakech e o país promove reunião de alto nível sobre o tema nos dias 08 e 09 deste mês. Temas são transição energética, metas de países na área e o pós-COP21.



São Paulo - A cidade de Marrakech, no Marrocos, receberá nos dias 08 e 09 de setembro um seminário de alto nível sobre as mudanças mundiais do setor energético, as contribuições de cada país na área e os acontecimentos depois da COP21. Na última cúpula sobre o clima, a COP21, que ocorreu na França em 2015, foi feito um acordo mundial sobre o clima para frear as emissões de gases de efeito estufa e lidar com os impactos das mudanças climáticas.

O Marrocos sediará a COP22 entre 07 e 18 de novembro e os debates do encontro deste mês devem gerar contribuições para a iniciativa global. Chamado de “A Energia em Transição, NDCs e o pós-COP21”, o seminário é organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Centro de Governança Econômica Global da Universidade de Columbia e o Centro de Estudos da OCP, empresa marroquina de fertilizantes, com apoio do comitê científico da COP22. NDCs quer dizer Nationally Determined Contributions e se refere às metas de cada país sobre o clima.

Do encontro em Marrakech participarão especialistas de organizações internacionais, institutos de pesquisa e universidades, políticos e empresários. É preciso ser convidado. Entre os temas estarão as mudanças na área de energia e suas consequências, os riscos dessa transição, o preço do carbono, como chegar ao preço adequado das energias e se ele deve ser diferente em cada país, os acontecimentos desde a COP21, a implementação dos acordos climáticos, as perspectivas dos países em desenvolvimento na área e outros.

O seminário será aberto pela ministra delegada encarregada de Meio Ambiente do Ministério de Energia, Minas, Água e Meio Ambiente do Marrocos, Hakima El Haité, pelo Conselheiro Econômico e diretor do FMI, Maurice Obstfeld, e o professor da Universidade de Columbia, Patrick Bolton. Vão falar especialistas da Universidade de Harvard, da Agência Internacional de Energia, da Universidade de Oxford, lideranças da COP22, do Banco Europeu de Investimentos, do FMI, do Centro de Estudos da OCP, da Agência Francesa de Desenvolvimento, entre outros.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form