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22/09/2016 - 07:00hs
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Tecidos viram arte e vão ao mundo

Marca de objetos de decoração Das Catarinas Brazil exporta para a Europa e quer crescer no mercado internacional. Produtos são feitos com resíduos de tecidos por mulheres catarinenses.



Divulgação

Edna Mesadri: empreendedorismo e criatividade

São Paulo – As peças de decoração da marca Das Catarinas Brazil, da cidade catarinense de Joinville, chamam a atenção pelo colorido, pelo acabamento e também pela história que carregam. Elas são produzidas com resíduos de tecidos por mulheres com dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Essa junção de fatores vem agradando importadores europeus, que fizeram pedidos dos produtos neste mês em uma feira de Paris.

A Das Catarinas confecciona objetos de decoração como almofadas, tigelas, fruteiras, vasos, puffs e assentos de bancos, e alguns acessórios como colares. A matéria-prima principal são pedaços de tecidos, ou aureolas, que não são aproveitados pela indústria têxtil. Nas mãos da empreendedora Edna Mesadri, dona da ideia e do negócio, eles viram as mais diversas formas de arte e geram trabalho para cinco mulheres da região.

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Almofadas são principal produto da marca

Tudo começou em 2011, depois que Mesadri, que ajudava o marido em um negócio voltado para diversão infantil, resolveu tomar um novo rumo profissional. Ela tinha passado cerca de dez anos catalogando e pesquisando sobre artesanato e reuniu um grupo de mulheres para levar adiante sua ideia, de um negócio com criatividade e sustentabilidade. Indústrias têxteis da região, como a Hering, são parceiras importantes no fornecimento dos tecidos.

Desde o começo, a empreendedora pensava no mercado internacional. Tanto que colocou na marca o nome ‘Brazil’, com a letra "z". Em 2012 e 2013 os produtos foram levados à feira Maison & Objet, em Paris, pela Associação de Exportação de Artesanato (Abexa), a partir da qual surgiram alguns negócios com países europeus. Neste ano a marca voltou à mesma mostra, como parte de uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), mas desta vez com a presença de Mesadri.

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Banco da coleção folia: cores

A partir da participação foram fechados negócios com a Inglaterra e Paris, além de feitos mais de 30 contatos que podem gerar vendas, de acordo com Mesadri. São compradores do Líbano, Japão, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica, entre outros. Segundo a empreendedora, o que chama a atenção no exterior é o produto, seu colorido e bom acabamento. Ela cita produtos como as almofadas de linho com detalhes em resíduos de tecidos. “Depois eles observam que atrás disso tem uma história”, diz Mesadri.

No Brasil, a Das Catarinas comercializa seus produtos por meio do site, de espaços organizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de algumas lojas no Sul do País e no Rio de Janeiro. Mas Mesadri quer mais do mercado brasileiro e internacional. Ela tem planos de aumentar a gama de produtos e inserir mais mulheres no projeto. Atualmente o trabalho, terceirizado, é feito por bordadeiras, costureiras e mulheres que fazem os rolinhos de tecidos. A própria Edna Mesadri cria as peças, que são finalizadas no ateliê.

Entre os planos de ampliação dos itens oferecidos estão a inserção no catálogo de petecas e burricos. Os dois já são confeccionados por artesãs da região e devem ser melhorados para ganhar a marca Das Catarinas.

Contato:

Das Catarinas Brazil
Site: www.dascatarinas.com.br
Telefone: +55 (47) 3425-9422

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