logo_anba_pt logo_camera_pt
12/10/2016 - 07:00hs
Compartilhe:

Mostra brasileira sobre futebol deve ir aos Emirados

'A história do futebol' pode ser vista na Grande Florianópolis. Curador Jules Soto negocia para que exposição seja realizada em Dubai e nos outros seis emirados até o final deste ano.



São Paulo – A exposição “História do Futebol” está aberta à visitação no Continente Shopping, na Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina, e deverá ter os Emirados Árabes Unidos como um dos seus próximos destinos, segundo informações do seu curador, Jules Soto. A mostra conta a história do futebol e das copas do mundo e também remete ao que acontecia na época de cada uma das competições, principalmente no Brasil.

Divulgação

Objetos contam a história das copas do mundo

Os visitantes podem acompanhar um pouco da história inicial do futebol, com dados sobre como era o esporte na Grécia até o início das copas do mundo, em 1930. A exposição mostra em cada disputa mundial o meio de transmissão, rádio, televisão, internet, os ingressos para entrada nos jogos, o dinheiro da época com o qual eram comprados os tickets, além de outros itens mais óbvios no futebol como as chuteiras, as bolas e as camisetas utilizadas.

O curador conta que por meio da exposição é possível perceber a evolução tecnológica ao longo dos anos e o apelo comercial que as copas passaram a ter. Os objetos e explicações em escrito são apresentados dentro de módulos com iluminação em LED. “É a maior exposição itinerante do mundo sobre história do futebol”, afirma Soto. O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Delfim de Pádua Peixoto Filho, esteve na abertura da exposição em Santa Catarina.

São mostrados ao redor de 400 objetos, entre elas raridades como a bola usada na primeira copa do mundo, no Uruguai, e chuteiras da segunda edição, na Itália. Eles são do acervo do Instituto Cultural Soto, que é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCI) administrada pela família Soto. A exposição é promovida em uma parceria entre o instituto e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Jules Soto é responsável pelo Instituto Cultural Soto, que atua como museu e tem coleções das mais diversas áreas, entre elas sobre o Brasil Imperial.

A mostra “A história do futebol” deve ir para pelo menos mais dois lugares no Brasil depois de Santa Catarina e então partir para os Emirados. Jules Soto está negociando a realização da exposição no país árabe com o empresário local Mohammed Ajmeddine, de Ajman, e acredita que ela vai ser mostrada nos sete emirados, entre eles Dubai. O curador lembra que o Catar, país próximo aos Emirados, vai sediar a Copa do Mundo de 2022.

Divulgação

Mostra em SC tem cerca de 400 itens

Dos Emirados, a mostra deve ir para a Europa e terminar sua trajetória na Rússia, passando por várias cidades até a Copa do Mundo de 2018, que será no país. Soto conta que a exposição terá algumas adaptações segundo o país, como moedas locais usadas na época de cada copa, mas que, no caso dos Emirados, a referência usada será o Brasil. O curador acredita que a exposição acontecerá no país árabe ainda neste ano, possivelmente em dezembro.

Soto é geógrafo e atualmente curador de cinco museus, entre eles do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina, o Ecomuseu Univali e o Museu Oceanográfico Univali. Gaúcho nascido em Caxias do Sul, criado em Porto Alegre e com moradia em Santa Catarina desde os 23 anos de idade, ele conta que começou a colecionar aos cinco anos de idade. Desde lá ele vem formando o que hoje é o acervo do Instituto Cultural Soto. Para os esportes, Soto tem mais planos que a exposição atual, quer fazer um museu voltado aos esportes na Univali.

Serviço:

Exposição “A história do futebol”
Até 20 de novembro de 2016
Visitação de terça-feira a domingo, das 14h às 20h
Espaço Museu, Continente Shopping, Rodovia BR 101 km 211 - Distrito Industrial – SC
Entrada: R$ 10 inteira e R$ 5 meia
Informações: maio@univali.br ou (47) 9266 1005

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form