logo_anba_pt logo_camera_pt
28/12/2016 - 19:11hs
Compartilhe:

Festival celebra as tradições dos povos do deserto

A 49ª edição do Festival Internacional do Saara de Douz, na Tunísia, será realizada de 13 a 16 de janeiro e contará com diversas manifestações culturais de países da região.



Nacer Talel/Anadolu Agency/AFP 27/12/2014

Mulheres em trajes típicos da região

São Paulo – Será realizada de 13 a 16 a de janeiro a 49ª edição do Festival Internacional do Saara de Douz, na Tunísia. A cidade recebe anualmente grupos tunisianos e de outros países árabes e africanos que apresentam diversas formas de manifestações culturais dos povos do deserto.

Segundo informações da agência de notícias Tunis Afrique Presse (TAP), o tema do evento é “Festival do deserto, herança cultural e patrimônio turístico”, e este ano haverá a comemoração do centenário do poeta e escritor Mohamed Marzouki, nascido na região, que fica no Sul da Tunísia.

Nacer Talel/Anadolu Agency/AFP 24/12/2015

Participantes encenam carga de cavalaria

De acordo com a TAP, haverá conferências sobre literatura e poesia, exposições e espetáculos que mostram a história e o modo de vida dos povos do Saara. O objetivo principal do festival é destacar o patrimônio cultural da tribo árabe-berbere dos M’razigs, também chamados de Marzougui, mas celebra a cultura do Saara e dos povos nômades de forma geral.

Neste sentido, o festival conta com apresentações de músicas e danças folclóricas, corridas de camelos, casamentos tradicionais, performances equestres, caça com cães da raça sloughi - originária do Norte da África -, jogos, feiras tradicionais, artesanato, encenações da vida cotidiana e outras manifestações.

Segundo a TAP, o festival foi criado em 1910 e é conhecido também como “Porta do Deserto”. Em seu formato atual, o festival começou a ser realizado em 1967.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form