logo_anba_pt logo_camera_pt
30/01/2017 - 16:21hs
Compartilhe:

Brasil facilita acesso a dados de comércio das cidades

Ferramenta disponibilizada pelo governo federal mostra informações sobre exportações e importações dos municípios brasileiros. Além de números, é possível saber sobre produtos e destinos.



São Paulo – Os números e dados do comércio exterior dos municípios brasileiros estão mais acessíveis aos cidadãos a partir desta semana com uma nova funcionalidade disponibilizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O Comex Vis, ferramenta online de acesso aos dados de comércio exterior do Brasil, ganhou um modulo exclusivo de consultas sobre as exportações e as importações das cidades. As informações podem ser consultadas por qualquer pessoa sem a necessidade de cadastro no link www.mdic.gov.br/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/comex-vis/frame-municipio.

Além dos números da corrente comercial das cidades brasileiras, o módulo disponibiliza também os principais produtos comercializados pelas cidades e os principais parceiros comerciais dos municípios.

Uma consulta rápida ao módulo, por exemplo, mostra que a cidade de São Paulo exportou o equivalente a US$ 8,09 bilhões em 2016 e importou o equivalente a US$ 9,03 bilhões em mercadorias no último ano.

A China foi o principal destino das exportações paulistanas no ano passado, respondendo por 15% dos embarques, seguida pelos Estados Unidos, que ficaram com 12% do total exportado pelo município.

Os países árabes também figuraram entre os destinos das mercadorias de São Paulo. Na lista de mercados que receberam produtos da cidade estão Argélia (3,4%), Marrocos (1,7%), Egito e Arábia Saudita (1,6% cada), Emirados Árabes Unidos (1%) e Síria (0,79%).

De acordo com nota divulgada pelo MDIC, o lançamento do módulo pretende, além de tornar mais transparente o acesso às informações municipais, apoiar as ações de incentivo às exportações, como o Plano Nacional da Cultura Exportadora.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form