logo_anba_pt logo_camera_pt
11/02/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Cáritas busca voluntários para trabalho com refugiados

Vagas são para o Rio de Janeiro. Entidade precisa de professores de português, apoiadores de curso e recreadores infantis.



São Paulo – A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (Cáritas RJ) está buscando voluntários para atuarem no trabalho com refugiados. Há necessidade de professores de português (12 vagas), apoiadores do curso de português (02) e recreadores infantis (08).

Para as aulas de português, não é necessário que o voluntário tenha experiência como professor, mas é preciso ter um nível intermediário nas línguas árabe, francesa, inglesa ou espanhola. Estes idiomas são usados como ‘línguas mediadoras’ nas classes de português.

As aulas acontecem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30. Os voluntários não precisam atuar nos dois dias da semana.

Os apoiadores do curso de português irão acompanhar o desenvolvimento das aulas junto à coordenação pedagógica. Entre as funções estão passar informes na sala de aula, auxiliar a organização no início das aulas, ajudar na confecção de carteirinhas e declarações, participar de oficinas de treinamento e reuniões periódicas de acompanhamento.

Para a recreação infantil, a função consiste em  cuidar e brincar com as crianças, enquanto seus pais estão nas aulas de português. Os horários de atuação são os mesmos das aulas.

De acordo com a Cáritas RJ, a entidade atende a 550 refugiados árabes, que vêm principalmente da Síria, Líbano e Iraque. Segundo a entidade, existe uma alta demanda por parte destes refugiados pelos cursos de português, já que o conhecimento do idioma é o primeiro passo para que eles se integrem no País e consigam um emprego para reestruturarem sua vida aqui.

Atualmente, a Cáritas RJ atende a 6.650 refugiados e solicitantes de refúgio de mais de 60 nacionalidades. Entidade ligada à Igreja Católica, a Cáritas tem seu trabalho com refugiados apoiado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e conta com o suporte do Ministério da Justiça.

O prazo para a inscrição de voluntários vai até o dia 15 de fevereiro, às 17h. As vagas precisam estrar preenchidas até o dia 14 de março, quando começam as aulas do curso de português.

Os interessados em se candidatar às vagas de voluntários podem fazer a inscrição pelo link www.caritas-rj.org.br/trabalho-e-voluntariado.html.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form