logo_anba_pt logo_camera_pt
21/02/2017 - 16:10hs
Compartilhe:

Demanda por voos internacionais cresce 5,4%

Aumento foi registrado em janeiro pelas empresas aéreas brasileiras. Na seara doméstica, porém, houve recuo de 1,4%, segundo a associação do setor.



São Paulo - A demanda por voos domésticos no Brasil diminuiu 1,38% em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando já havia apresentado uma redução de 4,11%. Foi a 18ª queda consecutiva, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (21) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Os dados indicam recuo de 2,74% na oferta de transporte aéreo e queda de 2,17% no número de viagens feitas pelas empresas nacionais Avianca, Azul, Gol e Latam. No período foram transportados 8,6 milhões de passageiros.

Em relação ao transporte internacional de passageiros, houve crescimento de 5,4% na demanda e de 1,94% na oferta em relação a janeiro do ano passado, com alta de 2,88 pontos percentuais no aproveitamento dos voos. A taxa de ocupação atingiu 87,74%, com embarque de 790 mil passageiros, quantidade que é 6,2% maior em relação a janeiro de 2016.

Na avaliação do presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, um dos fatores que explicam o quadro mais favorável nos voos internacionais é o câmbio, com a valorização do real sobre o dólar em relação a igual período do ano passado. Quanto aos voos domésticos, o executivo considera que o desempenho ruim é consequência da economia em baixa.

Diante das projeções de retomada da economia brasileira, Sanovicz acredita que o movimento pode se estabilizar no final deste semestre e começar a ganhar novo impulso em meados de dezembro. “A tendência é de pouso suave tangenciando a zero no meio do ano e de subir um pouquinho no final do ano.”

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form