logo_anba_pt logo_camera_pt
02/03/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Curso aborda arte e civilização no Islamismo

Museu de Arte Sacra de São Paulo promove o curso ‘Arte e Civilização Islâmica’ de 04 de março a 06 de maio. Aulas vão usar produções artísticas para ilustrar o desenvolvimento histórico de sociedades no mundo árabe.



São Paulo – O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove o curso Arte e Civilização Islâmica de 04 de março a 06 de maio. As aulas terão como temas cidades do Oriente Médio e Norte da África que foram polos importantes do desenvolvimento artístico e social em diferentes períodos da história do Islamismo.

“A expansão do Islamismo aconteceu com muita rapidez e o Islã mudou a geografia política das metrópoles, que passaram a ser centros de produção de cultura e arte”, explica Plinio Freire Gomes, mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP), que ministrará as aulas.

Entre as cidades que serão abordadas no curso, Gomes destaca três que tiveram especial importância: Damasco, Bagdá e Cairo. “Em Damasco houve um imenso refinamento da arte islâmica. Era uma arte refinada e cara”, diz.

Sobre Bagdá, o professor lembra que a capital iraquiana é uma cidade que foi construída artificialmente, assim como Brasília. “Ela foi construída pela dinastia Abássida no século 08. Ela foi construída para ser a capital de um império gigantesco”, aponta.

Segundo ele, como a cidade iraquiana tinha uma população muito grande, as manifestações artísticas precisavam ser grandiosas. A partir daí, abandonou-se o refinamento dos mosaicos usados em Damasco para que as construções fossem feitas de tijolos e estuque.

Já o Cairo, afirma Gomes, traz um “outro contexto” ao desenvolvimento da civilização islâmica. “O Cairo representa a entrada do Islã no Norte da África e no Mediterrâneo. Ela traz uma arte mais refinada e mediada pelo conhecimento teológico”, destaca.

Durante as aulas, Gomes também vai ajudar os alunos a entenderem os arabescos, figuras em formato geométrico que estão muito presente na arte islâmica. “O arabesco é um texto e está lá para ser interpretado. Vou dar as chaves para que as pessoas possam ler por conta própria, interpretar as formas geométricas e suas curvas”, diz.

Serviço

Curso Arte e Civilização Islâmica
De 04 de março a 06 de maio (total de seis aulas em sábados não consecutivos)
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Valor: R$ 350 à vista ou R$ 420 (03 vezes)
Inscrições pelo e-mail: mfatima@museuartesacra.org.br
A programação completa e mais informações sobre o curso estão disponíveis no link http://museuartesacra.org.br/pt/acontece/exibir/curso-livre-arte-e-civilizacao-islamica-1.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form