logo_anba_pt logo_camera_pt
09/03/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Festival de cultura árabe ocorre em 23 cidades

Exposições, palestras, mostras de cinema, debates, shows de música, dentre outros eventos, serão realizados em municípios do Brasil e do exterior a partir de 18 de março.



São Paulo – A oitava edição do Festival Sul-Americano de Cultura Árabe-África (Saca), evento organizado anualmente pela Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes-África (BibliASPA), terá início no sábado, 18 de março, em São Paulo. Ele começa com uma cerimônia de abertura no Museu da Imagem e do Som (MIS), cheia de apresentações musicais e de danças típicas das regiões árabe, africana e sul-americana.

Durante duas semanas, 23 cidades, incluindo a capital paulista, receberão eventos, como exposições, mostras de cinema, palestras, debates, shows de música e dança, atividades com gastronomia, teatro, fotografias, oficinas, dentre outros. Essas intervenções serão pulverizadas, vão acontecer em locais diferentes, como unidades do Sesc e Senac, universidades, teatros e cinemas.

O evento ocorre sempre em março, para coincidir com o Dia da Comunidade Árabe no Brasil, em 25 de março.

“Nosso objetivo é fortalecer o vínculo entre a América do Sul e os países árabes e da África com base no respeito à diversidade cultural e nos laços históricos, além de promover a cultura da paz por meio da aproximação dos povos”, disse Semíramis Nahes, coordenadora de comunicação da BibliASPA.

Neste ano a mostra mais uma vez romperá os limites do estado de São Paulo, onde eventos ocorrerão do ABC Paulista a Ribeirão Preto, e terá intervenções também no Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Curitiba (PR), Brasília (DF) e até em Buenos Aires. “São mais de vinte cidades participando. O evento é aberto a toda a sociedade civil”, afirma Nahes.

Em Curitiba, por exemplo, estão programadas uma mostra de cinema com filmes sul-americanos e árabes e uma feira de gastronomia com comidas preparadas por refugiados. Todos os detalhes estão no folder online (este ano não haverá versões impressas).

O tema dos refugiados, inclusive, será objeto de um seminário organizado em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo. O evento ocorrerá de 30 de março a 1º de abril no Teatro Fernando Azevedo e receberá representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Liga dos Estados Árabes, Itamaraty e outras instituições – além, é claro, de refugiados.

Todos os eventos são gratuitos, assim como o seminário.

Serviço

Festival Sul-Americano de Cultura Árabe-África (Saca)
De 18 a 31 de março
Diversos locais (folder online: https://issuu.com/bibliaspa/docs/folder_130mmx230mm_viii_festival_sa)
Mais informações: https://www.facebook.com/festivaldaculturaarabe/

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form