logo_anba_pt logo_camera_pt
18/05/2017 - 17:05hs
Compartilhe:

Brasil e Emirados discutem comércio e investimentos

Embaixadora do país árabe, Hafsa Abdulla Mohamed Sharif Al Ulama, se reuniu com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, em Brasília.



São Paulo – A embaixadora dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, Hafsa Abdulla Mohamed Sharif Al Ulama, se reuniu na tarde de quarta-feira (17) com o titular do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, na capital federal. Em pauta, ações para ampliar investimentos e o comércio bilateral entre os dois países.

De acordo com comunicado divulgado pelo MDIC, durante a reunião a embaixadora afirmou a Pereira que segue o interesse dos Emirados em firmar o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) com o Brasil, já em fase de negociação. Esta vontade, segundo Marcos Pereira, é recíproca: o ministro lembrou, inclusive, que o país árabe já faz grandes investimentos no Brasil.

O intercâmbio comercial é amplamente favorável para o Brasil: no ano passado foram exportados US$ 2,2 bilhões e importados US$ 366 milhões. Os árabes compraram, principalmente, carne de frango (21% do total), açúcar refinado (16%), óxidos e hidróxidos de alumínio (11%) e tubos de ferro (7,3%). As importações brasileiras foram de óleos combustíveis (33% do total), querosene de aviação (30%) e ureia (13%), dentre outros produtos.

Para Pereira, as Zonas de Processamento e Exportação – áreas de livre comércio ao mercado externo, destinadas à instalação de empresas exportadoras com benefícios aduaneiros – são locais com potencial para atrair novos investimentos dos Emirados Árabes. Essas áreas facilitam a produção de bens para exportação para o Mercosul e região.

O MDIC reiterou ainda, na nota, que Al Ulama reforçou o convite para que o ministro brasileiro participe da Expo 2020, que será realizada em Dubai.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form