logo_anba_pt logo_camera_pt
24/05/2017 - 16:27hs
Compartilhe:

Omã lança programa de energia solar

País do Golfo lançou nesta quarta-feira (24) o projeto Sahim. Objetivo é promover uso de energia limpa para a população. Atualmente, 96% da eletricidade do país vem do gás.



São Paulo – A Autoridade Regulatória de Eletricidade (ERA, na sigla em inglês) de Omã lançou nesta quarta-feira (24) o programa de energia limpa Sahim. Com foco em energia solar, a iniciativa quer reduzir a dependência do país árabe de fontes poluentes na produção de eletricidade, além de permitir que sua população gere energia de forma independente. As informações são da Oman News Agency.

Segundo Ali al-Sunaidy, ministro do Comércio e Indústria, que participou o lançamento do programa, o Sahim permite a cidadãos e instituições que produzam energia para consumo próprio e vendam a energia excedente para companhias de distribuição a preço de custo.

Atualmente, toda a geração de energia de Omã vem de fontes não renováveis, sendo que 96% da eletricidade que abastece o país tem como fonte o gás.

De acordo com al-Sunaidy, o Sahim permitirá ainda que complexos comerciais, escolas e outras instituições produzam energia em lugares não usuais como estacionamentos, por exemplo.

O programa também envolve a participação de pequenas e médias empresas, que foram treinadas para prestar esse tipo de serviço. O ministro incentivou ainda donos de negócios, fazendas, residências e complexos comerciais e escolas a terem seus próprios painéis para a produção de energia solar.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form