logo_anba_pt logo_camera_pt
28/05/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Rio de Janeiro recebe roteirista egípcia

Wessam Soliman escreveu três filmes dirigidos por seu marido, Mohamed Khan, e participa da abertura de mostra de cinema especial sobre o cineasta em junho na capital fluminense.



São Paulo – A roteirista egípcia Wessam Soliman estará na cidade do Rio de Janeiro no próximo mês para participar da Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo – Especial Mohamed Khan. Soliman é mulher do cineasta Khan, que faleceu em 2016 e terá seus filmes apresentados aos cariocas. A mostra já ocorreu em março na capital paulista e acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro de 14 a 26 de junho.

Divulgação

Soliman estará no Brasil pela primeira vez

Serão exibidos apenas filmes do diretor Khan, um total de 13 títulos. Soliman escreveu três filmes dirigidos pelo marido e os três poderão ser vistos pelo público no Rio: “Menina da fábrica”, “Meninas do centro” e “No apartamento de Heliópolis”. A roteirista fará a abertura da mostra no dia 14, às 18 horas, juntamente com a cineasta brasileira Susanna Lira e um dos curadores do evento, Amro Saad. Logo depois, às 19h30, será exibido “Menina da fábrica”.

Soliman vai falar sobre o trabalho do marido e seus posicionamentos. Khan é considerado um dos fundadores do neorrealismo no cinema egípcio e defensor das causas femininas. Os seus filmes abordam temas sociais e mostram uma sociedade egípcia pouco conhecida. A produção "Menina da fábrica", por exemplo, conta a história de uma operária e sua gravidez fora do casamento. O diretor é também um dos mais premiado cineastas egípcios contemporâneos.

Em informações enviadas à ANBA, a roteirista Soliman conta que vai abordar a experiência profissional de Khan e também o lado pessoal, assim como seus pensamentos a respeito de algumas causas. Saad, que também participa da abertura, falará sobre os problemas comuns entre Brasil e Egito, especialmente nas regiões mais carentes. Susanna Lira falará da realidade social brasileira do ponto de vista de uma cineasta. Ela é documentarista e seu trabalho é conhecido pelos temas dos direitos humanos.

Divulgação

Saad leva cinema egípcio ao Rio

 Soliman terá outra participação na mostra, no dia 15 de junho, em sessão comentada após os filmes “Meninas do centro” e “No apartamento em Heliópolis”, a partir das 17 horas. Esse será um bate-papo informal a respeito do trabalho da egípcia como roteirista.  Além dos filmes de Khan, outro longa-metragem com participação dela que se destaca é “Melhores Momentos”, de 2004, dirigido pela diretora egípcia Hala Khalil. Ela também escreveu curtas-metragens. A egípcia recebeu vários prêmios por seus roteiros, do Festival Internacional de Filmes Feministas de Salé, Prêmio Fundação Sawiris Cultural, entre outros.

Wessam Soliman conta à ANBA que essa será sua primeira vez no Brasil, país que conhece apenas pela literatura e cinema contemporâneo. Aí ela percebeu muitas questões em comum, principalmente nas favelas brasileiras e na periferia do Cairo. A roteirista costuma participar de eventos sobre o trabalho de Khan no Egito e exterior, mas principalmente os ligados aos filmes que ela escreveu. Os filhos de Khan, Nadine e Hassan, também são do cinema e são chamados para falar sobre o trabalho do pai, assim como os alunos do diretor.

Assim como foi em São Paulo, a mostra no Rio de Janeiro é uma iniciativa da produtora Oriente-se, de propriedade de Saad. A Oriente-se deve promover várias exibições do tipo com o objetivo de mostrar as particularidades e a diversidade do cinema e dos cineastas dos países árabes. Durante o período da mostra sobre Khan no Rio de Janeiro, haverá exibição de filmes todos os dias (excluindo dia 20 de junho), com uma a três sessões por dia.

Serviço:

Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo
Especial Mohamed Khan (1942-2016)
De 14 a 24 de junho de 2017
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/1a-mostra-de-cinema-egipcio-contemporaneo-2/

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form