logo_anba_pt logo_camera_pt
26/05/2017 - 18:59hs
Compartilhe:

Investimentos industriais no GCC somam US$ 394 bilhões

Indústria de transformação nos países árabes do Golfo cresceu em média 5% nos últimos cinco anos. Pequenas e médias empresas respondem por 90% dos empreendimentos do setor.



Mascate, Omã – O número de instalações industriais nos seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) chegou a 17 mil unidades e o valor acumulado dos investimentos no setor está em US$ 394 bilhões, com um crescimento médio anual de 5% nos últimos cinco anos. Os dados constam de um levantamento feito pela Organização de Consultoria Industrial do Golfo (Goic, na sigla em inglês) e foram publicados pela Emirates News Agency (WAM) nesta quinta-feira (25).

Segundo a WAM, no mesmo período a força de trabalho na indústria da região cresceu em média 6,5% ao ano e chegou a 1,6 milhão de trabalhadores. O GCC é formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.

Pequenas e médias empresas respondem por 90% do total de empreendimentos industriais no bloco, de acordo com a consultora de planejamento estratégico da Goic, Layla Dhyab.

As indústrias manufatureiras, inovadoras e baseadas em conhecimento contribuem com uma fatia de 9% a 14% do Produto Interno Bruto (PIB) combinado dois seis países do GCC, segundo Dhyab.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos são os líderes da região em termos de investimentos na indústria de transformação.

Vale lembrar que a indústria extrativa de petróleo e gás e atividades correlatas são as mais importantes para as economias do Golfo.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form