logo_anba_pt logo_camera_pt
30/05/2017 - 19:21hs
Compartilhe:

Acnur promove mostra de filmes sobre refugiados

Festival 'Olhares sobre o Refúgio' será realizado em Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo a partir de 1º de junho.



São Paulo – A Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) anunciou nesta terça-feira (30) a realização da mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio” a partir da próxima quinta-feira (01/06) com produções sobre o tema inéditas no Brasil. A programação ocorrerá em cinco capitais ao longo de junho.

Sebastian Rich/Acnur

Programação inclui produções brasileiras e estrangeiras

Os filmes de diretores brasileiros e estrangeiros serão exibidos primeiro em Curitiba, depois em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. De acordo com informações do Acnur, as produções mostram “os dilemas, dificuldades e conquistas de refugiados em diferentes partes do mundo”. A entrada em todas as sessões é franca.

O documentário “Bem-vindo ao Canadá”, de 2016, abre a mostra no dia 01, na capital paranaense, e conta a história de um refugiado sírio que vive no país da América do Norte e ajuda outras pessoas na mesma situação a reconstruírem suas vidas.

Outros filmes da mostra são “Exodus: de onde eu vim não existe mais” (Brasil e Alemanha, 2016), “Estou com a Noiva” (Itália e Palestina, 2014), a “Casa de Lúcia” (Brasil, 2017) e “Era o Hotel Cambridge” (Brasil, 2017). Este último já foi exibido em circuito comercial.

Em São Paulo serão exibidas também as produções “O Pacote Completo” (Alemanha, 2014) e “Terra Firme” (França e Itália, 2011), e haverá ainda exposição de obras da artista multimídia Sonia Guggisberg.

A mostra comemora antecipadamente o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, segundo o Acnur, mas outras atividades serão realizadas para marcar a data, como seminários, exposições, divulgação de dados sobre refugiados e feiras culturais e gastronômicas.

Vivem atualmente no Brasil cerca de 10 mil pessoas em situação de refúgio, principalmente da Síria, Colômbia e República Democrática do Congo, de acordo com o Acnur.

Clique aqui para ver a programação completa da mostra e as sinopses dos filmes.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form