logo_anba_pt logo_camera_pt
22/06/2017 - 18:08hs
Compartilhe:

Faturamento do turismo sobe 4,3%

Pesquisa encomendada pelo governo mostra que 782 empresas do ramo tiveram receita total de R$ 8,2 bilhão no primeiro trimestre. Operadoras foram as que mais cresceram.



São Paulo – O Ministério do Turismo divulgou nesta quinta-feira (22) pesquisa feita com 782 empresas do ramo que registraram um faturamento total de R$ 8,2 bilhão no primeiro trimestre, um aumento de 4,3% sobre o mesmo período do ano passado. Segundo a pasta, o avanço foi influenciado pela expectativa de recuperação da economia brasileira e pelo aumento da demanda doméstica.

O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET) revela, porém, que as empresas avaliam que o momento da economia nacional ainda é desfavorável e reclamam de altos custos operacionais e financeiros, fatores descritos como inibidores do crescimento dos negócios.

De acordo com o ministério, aumentou o faturamento médio em cinco dos sete segmentos analisados: operadoras de turismo (21,3%), organizadoras de eventos (6,9%), agências de viagens (5,7%), transporte aéreo (5,4%) e parques e atrações turísticas (3,4%). Houve, no entanto, recuo nas receitas dos meios de hospedagem (-0,4) e turismo receptivo (6,4%).

A pasta informa também que a perspectiva para os números do segundo trimestre é positiva, pois 70% das empresas consultadas manifestaram intenção de investir em média 10,3% do faturamento realizado.

O total de companhias que anunciaram interesse em investir chega a 100% no caso das aéreas e a 86% entre as operadoras de turismo. As atividades que mais deverão receber recursos são as de marketing e promoção de vendas, compra de materiais novos e treinamento de pessoal.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form