logo_anba_pt logo_camera_pt
10/07/2017 - 19:43hs
Compartilhe:

Perdas da economia síria chegam US$ 226 bilhões

Estimativa sobre o impacto econômico dos seis anos de guerra é do Banco Mundial, que publicou relatório sobre o tema.



São Paulo – Os seis anos de guerra na Síria causaram perdas de US$ 226 bilhões à economia, ou quatro vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2010, antes do início do conflito, segundo estimativas divulgadas nesta segunda-feira (10) pelo Banco Mundial no relatório “O custo da guerra: as consequências econômicas e sociais do conflito na Síria”.

A instituição informa que quase um terço dos domicílios e cerca de metade das instalações de saúde e de ensino do país foram destruídas ou danificadas até o início deste ano, e as cadeias produtivas foram interrompidas.

Neste cenário, de acordo o banco mundial, a falta de atendimento médico mata mais que a guerra diretamente, a formação dos jovens está comprometida e nos cinco primeiros anos do conflito foram extintos em média 538 mil empregos por anos.

Nesse sentido, o Bird afirma que os impactos econômicos da guerra vão muito além dos danos materiais. “A guerra na Síria está rasgando o tecido econômico e social do país”, afirmou em nota o vice-presidente da instituição para o Oriente Médio e Norte da África, Hafez Ghanem.

“O número de mortes é devastador, mas a guerra está destruindo também as instituições e os sistemas que as sociedades necessitam para funcionar, e repará-los será um desafio muito maior do que a reconstrução da infraestrutura - um desafio que só irá aumentar conforme a guerra avança”, acrescentou Ghanem.

Mais de 400 mil pessoas já morreram no conflito, mais de metade da população teve de deixar suas casas e cerca de 5 milhões de sírios fugiram do país na que é considerada a maior crise de refugiados desde a 2ª Guerra Mundial.

Os efeitos econômicos e sociais da guerra serão sentidos durante muito tempo após terminados os combates, segundo o Banco Mundial.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form