logo_anba_pt logo_camera_pt
19/07/2017 - 19:45hs
Compartilhe:

PIB da Argélia cresceu 3,7% no 1º trimestre

Desempenho é atribuído à indústria petrolífera, que registrou um avanço de 7,1% no mesmo período. País ampliou produção e se beneficiou de preço médio mais alto do petróleo.



Argel – O Produto Interno Bruto (PIB) da Argélia cresceu 3,7% no primeiro trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período de 2016 em termos reais, de acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (19) pela agência de notícias Algérie Presse Service (APS). Nos primeiros três meses do ano passado, a economia do país havia avançado 3,9% em relação ao período de janeiro a março de 2015. Os dados são do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em francês).

Segundo o ONS, o crescimento se manteve “considerável” e é atribuído a uma retomada da indústria de petróleo, gás e derivados, que registrou um avanço de 7,1% no primeiro trimestre deste ano, contra 2,6% nos primeiros três meses de 2016. Os preços do petróleo nos mercados internacionais estavam em média mais altos de janeiro a março de 2017 do que no mesmo período do ano passado.

A produção de petróleo, gás e derivados avançou 2,5% de janeiro a março de 2017. Segundo a APS, a extração de petróleo bruto e de gás natural aumentou pelo quarto trimestre consecutivo. Se consideradas somente as atividades primárias, sem contar o refino, o crescimento foi de 3,6%.

O refino de petróleo bruto aumentou 2,3% no primeiro trimestre deste ano, após ter registrado duas baixas consecutivas. A atividade de liquefação de gás, no entanto, caiu 2,2% no período. O gás natural é liquefeito para exportação em navios.

Já as atividades agrícolas tiveram um crescimento de 3% de janeiro a março, ante 4,8% no mesmo período do ano passado. Este desempenho somado aos de outros setores não ligados à indústria petrolífera resultaram num avanço conjunto de 2,8% no primeiro trimestre de 2017, frente a 4% um ano antes.

O PIB em valores correntes, ou seja, o PIB nominal, sem descontar a inflação, cresceu 13,1% no primeiro trimestre, contra um recuo de 0,4% nos três primeiros meses do ano passado. Nesse sentido, a alta do índice geral de preços no período foi de 9,1%, ante uma baixa de 4,2% registrada no primeiro trimestre de 2016.

A Lei de Finanças da Argélia para 2017 prevê um crescimento de 3,9% da economia para o ano como um todo.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form