logo_anba_pt logo_camera_pt
01/08/2017 - 11:04hs
Compartilhe:

Produção industrial cresce 0,5%

Aumento ocorreu no primeiro semestre, segundo o IBGE. No entanto, pesquisa da CNI apontou recuo de 5,9% no faturamento do setor no mesmo período.



Rio de Janeiro - A produção industrial brasileira encerrou o primeiro semestre com crescimento de 0,5%, o melhor resultado para os seis primeiros meses desde a expansão de 3% no mesmo período de 2013. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM-PF) divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do crescimento no primeiro semestre, a indústria fechou junho com crescimento zero frente a maio, após dois meses consecutivos de crescimento, período em que acumulou expansão de 2,5%.

Os dados do IBGE, porém, não se refletem em outros indicadores. Em Brasília, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou a pesquisa Indicadores Industriais, que aponta recuo de 5,9% no faturamento do setor no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado

Na mesma comparação, houve queda também nas horas trabalhadas (3,3%), no emprego (3,9%) e na massa salarial (3,5%). Já o rendimento médio real do trabalhador subiu 0,5%, especialmente por causa da queda da inflação.

“Embora o prolongado período de queda da atividade e de piora do mercado de trabalho tenha ficado para trás, os indicadores industriais ainda não mostram recuperação”, informou a CNI.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form