logo_anba_pt logo_camera_pt
09/08/2017 - 17:38hs
Compartilhe:

Câmara Árabe é capa da revista Projeto

Publicação especializada em arquitetura e design traz reportagem sobre a nova sede da entidade, em São Paulo, projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake.



São Paulo – A nova sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira é capa do nº 438 da revista de arquitetura e design Projeto. A edição de julho e agosto da publicação traz reportagem com imagens e detalhes das instalações projetadas pelo arquiteto Ruy Ohtake, que foram inauguradas em abril deste ano na Avenida Paulista, em São Paulo.

Reprodução

Capa mostra detalhe da sala de reza

Os novos escritórios da Câmara Árabe ficam num prédio também de autoria de Ohtake, quase em frente ao edifício onde funcionava a antiga sede. “Esse prédio só tem quatro pilares. Não tem pilar no meio e eu tirei partido disso”, disse o arquiteto à revista da Arco Editorial.

A publicação explica que nos dois andares ocupados pela Câmara “o programa de necessidades está organizado ao redor de um núcleo central, o que elimina a presença de corredores usuais, deixando o percurso mais circular”. O texto acrescenta que as dependências “usufruem da luz natural advinda das fachadas envidraçadas do prédio”.

“O conceito foi de não fazer corredor tradicional, reto, com várias portas, que não recebe luz direta e, por isso, tem luz acesa o dia todo. Tentar evitar isso. Como? Criando no centro de cada andar um espaço forte”, declarou Ohtake, segundo a publicação.

Estes “espaços fortes” são um auditório circular com 180 assentos no 11º andar e uma caixa de vidro com cantos arredondados no 10º, onde estão localizadas salas de reunião e áreas operacionais da entidade, como a redação da ANBA.

A revista destaca também a decoração interna do auditório, com padrão geométrico inspirado em arabescos, o forro do hall de entrada, cujos desenhos foram bolados pelo próprio arquiteto, as áreas de circulação com nichos nas paredes que abrigam obras de arte e artesanato árabe, como se fosse um museu, e a sala de reza, com indicação da direção de Meca, que ilustra a capa da Projeto.

“Diferentemente da antiga, extremamente formal, a nova sede surge com uma linguagem moderna, devido à irreverência do arranjo espacial e das formas curvas dos volumes, mas também pelas cores vivas do mobiliário e revestimentos”, ressalta o texto.

A inauguração da nova sede marcou os 65 anos da Câmara Árabe, completados em 02 de julho.

Serviço

Revista Projeto nº 438
Edição de julho e agosto, 164 páginas
Preço: R$ 65,00
Para comprar é preciso entrar em contato com a Arco Editorial
Falar com Sanielly Peixoto, de segunda a sexta das 09 às 18 horas
Tel.: (11) 3154-3838
E-mail: assinatura@arcoweb.com.br
Site: www.arcoweb.com.br

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form