logo_anba_pt logo_camera_pt
30/08/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Walid Yazigi recebe homenagem da Câmara Árabe

O presidente do Conselho Superior de Administração da entidade agora dá nome ao auditório da nova sede da Câmara Árabe, na Avenida Paulista.



André Barros/ANBA

Walid Yazigi autografa um de seus livros na Câmara Árabe

São Paulo – O auditório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira foi batizado com o nome do presidente de seu Conselho Superior de Administração, Walid Yazigi. A homenagem ocorreu no final da tarde desta terça-feira (29) na sede da entidade, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Yazigi, que é colaborador da Câmara Árabe desde 1966, foi por três vezes presidente da instituição, nos biênios 1981/82, 1987/88 e 1989/90, e é presidente do Conselho desde 2009. Antes, havia presidido o mesmo colegiado de 1987 a 2005, como lembrou Rubens Hannun, presidente da Câmara Árabe, em discurso.

“Este auditório foi construído com o objetivo de promover reflexões, olhares diferentes para os fatos, ser visionário e inspirador. Faz todo o sentido, portanto, receber o nome do senhor Walid Yazigi. É o que ele representa para a Câmara Árabe e, especialmente, para mim, pessoalmente: uma inspiração", disse Hannun. "Além de ser uma pessoa que desafia a gente a alcançar degraus mais altos”, acrescentou.

Alexandre Rocha/ANBA

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, destacou os feitos de Yazigi na entidade

O presidente da Câmara Árabe lembrou de atos visionários de Yazigi, como a organização da primeira missão de empresários brasileiros aos países árabes, na década de 1980. “A Câmara Árabe fretou um avião para a delegação, com destino a um local que, até então, era considerado distante para os brasileiros”, lembrou.

Hannun destacou também que a força e a dedicação de Yazigi permanecem firmes nos dias atuais. Na manhã desta terça-feira, por exemplo, Yazigi esteve na Câmara Árabe para uma apresentação feita por executivos da Zona Econômica de Ras Al Khaimah, dos Emirados Árabes Unidos. “Agora, está recebendo esta homenagem. E, na sequência, dará uma sessão de autógrafos dos seus dois livros”, destacou o presidente da Câmara Árabe.

Cerca de sessenta pessoas compareceram à homenagem, seguida de coquetel e da sessão de dedicatórias que Yazigi escreveu em seus livros A Técnica de Edificar, que chegou à 16ª edição, e Gastronomy Glossary, que está na segunda edição. “O primeiro é um livro técnico, de consulta. São quase 900 páginas. O outro é mais um passatempo que fiz, um glossário gastronômico inglês-português”, contou Yazigi.

A Técnica de Edificar é uma obra de referência no setor de construção e sua primeira edição foi lançada há quase 20 anos. Yazigi é engenheiro e proprietário da construtora que leva seu sobrenome.

Alexandre Rocha/ANBA

A placa que homenageia o presidente do Conselho Superior de Administração

Em seu discurso, o presidente do Conselho de Administração destacou a importância da Câmara Árabe, da qual um dos fundadores foi seu pai, José Yazigi, há 65 anos.

“Me sinto extremamente envaidecido, honrado com esta homenagem, e só tenho a agradecer à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, para quem eu tenho trabalhado há muito tempo. É um local que tenho muito orgulho em ter contribuído para o crescimento”, disse Yazigi.

Ao fim da cerimônia, a placa com o nome Walid Yazigi foi descerrada – ela identificará o auditório a partir de agora. Também fez parte da homenagem a entrega de um arranjo de flores pela esposa do presidente da Câmara Árabe, Alessandra Hannun, à uma das filhas de Yazigi, Cláudia Yazigi, que representava sua mãe Arlete, que não pôde estar presente.

Multifunções

O auditório Walid Yazigi, no 11º andar do edifício Santa Catarina, na Avenida Paulista, sediou durante a manhã o evento com executivos de Ras Al Khaimah para empresários brasileiros. À tarde, foi a vez de receber convidados para a homenagem a Yazigi, assim como a sessão de autógrafos. "Isso mostra que temos disponível na Câmara Árabe um espaço multiuso, capaz de sediar diferentes tipos de eventos", destacou Rubens Hannun.

O andar conta com um salão de eventos, o auditório, uma galeria de arte e artesanato árabe, a biblioteca Jamil Saliba, uma sala de reza, sala da presidência e salas de reuniões, entre outros espaços.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form