logo_anba_pt logo_camera_pt
30/08/2017 - 17:30hs
Compartilhe:

Município de Lins quer virar polo halal

Prefeito da cidade esteve na Câmara Árabe e apresentou projeto para especializar o aeroporto local em cargas halal. Objetivo é também produzir artigos com a certificação. Projeto será apresentado em Dubai.



São Paulo – O prefeito de Lins, Edgar de Souza (PSDB), quer transformar o município em um polo intermodal halal internacional. O político visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta quarta-feira (30), onde foi recebido pelo gerente de Relações Governamentais da entidade, Tamer Mansour, e falou sobre os planos para a cidade.

Isaura Daniel/ANBA

Souza: busca por investidores árabes

Lins tem forte atividade pecuária e já produz carne bovina halal. Mas o objetivo é que outros itens produzidos e cultivados no município e arredores, como flores, frutas, leites, também tenham a certificação halal. Para exportá-los, a Prefeitura pretende transformar o aeroporto local, que é municipal, em um emissor especializado em cargas halal.

Os produtos são considerados halal quando a sua produção segue uma série de exigências da religião muçulmana. No caso da carne bovina, uma das prerrogativas é que os animais sejam abatidos virados para Meca, cidade sagrada do Islã, e que o sangue dele seja escorrido.

Na Câmara Árabe, Souza conversou sobre possíveis parcerias para implementar a ideia e também acertou a participação no Global Business Forum Latin America, que vai ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro do ano que vem. Na oportunidade, Souza deve apresentar a investidores o projeto do centro halal e outro voltado ao turismo.

O Aeroporto de Lins atualmente recebe apenas voos executivos. Os planos de Souza, porém, são atrair investidores para tornar todo o aeroporto, ou uma parte dele, especializado em exportação de produtos halal. De acordo com o prefeito, o plano é transportar pelo local  também os itens fabricados em municípios nas proximidades de Lins. A região é forte no setor sucroalcooleiro. 

O aeroporto deve seguir sendo de propriedade do município, mas a Prefeitura pretende transferir a gestão para o setor privado e assim atrair investimentos. Isso deve ser feito por concessão ou Parceria Público Privada (PPP), segundo Souza. O prefeito acredita na possibilidade de fundos ou operadores logísticos árabes se interessarem pelo projeto. O plano ainda será detalhado para apresentação nos Emirados Árabes Unidos no ano que vem.

“Nossa ideia é buscar parcerias para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Temos essa clareza que desenvolvimento social só vem com desenvolvimento econômico, criando ambiente de negócios e atraindo investimentos”, disse Souza em entrevista à ANBA.

O prefeito acredita que a cidade e arredores possam se tornar um polo intermodal halal em função das várias facilidades de logística que congrega, além do aeroporto. A hidrovia Tietê Paraná passa pela cidade, assim como duas importantes rodovias brasileiras, a Marechal Rondon e a Transbrasiliana, a ferrovia que liga o porto de Santos à Bolívia e um gasoduto. “Tudo isso num raio muito curto, então estamos buscando parceiros para efetivar essa intermodalidade em um grande polo”, afirmou.

A cidade de Lins tem pouco mais de 80 mil habitantes. Além de exportar para os países árabes, o município pretende estreitar laços com a região. Uma ideia do prefeito é fazer acordos de cidades irmãs com os árabes. Na visita à Câmara Árabe, Souza convidou as lideranças da entidade para visitarem o município de Lins.

A cidade está sob o aquífero Guarani e abastece o consumo local com águas termais. Existe um resort local que tem como atrativo turístico a água termal e o trecho do Rio Tietê que fica em Lins tem água navegável e limpa para banho. Para unir as águas termais e o uso náutico turístico do Tietê, o prefeito também pretende atrair capital estrangeiro. Ele vai apresentar em Dubai o projeto de um parque turístico na cidade para explorar esses recursos.

O prefeito Edgar de Souza esteve na Câmara Árabe acompanhado de uma equipe de representantes do município e tinha na agenda outras atividades na capital paulista. Ainda nesta quarta-feira estava marcada reunião na companhia aérea Emirates.

Contato:
Prefeitura Municipal de Lins
Site: www.lins.sp.gov.br
Telefone: +55 (14) 3533-4250

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form