logo_anba_pt logo_camera_pt
01/09/2017 - 14:43hs
Compartilhe:

Câmara Árabe recebe obra de arte de Mahmoud Abbas

Presidente da Palestina enviou quadro de artista local à entidade em função da inauguração da nova sede. Embaixador Ibrahim Alzeben entregou peça a Rubens Hannun.



São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira recebeu nesta sexta-feira (01) uma obra de arte enviada pelo presidente da Palestina, Mahmoud Abbas. Um quadro de Jerusalém pintado pelo artista palestino Yasser Khaldy foi entregue pelo embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, ao presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.

Isaura Daniel/ANBA

Alzeben: Jerusalém é coração do monoteísmo

O presente foi enviado para a entidade em função da inauguração da nova sede, que ocorreu em abril deste ano. Desde a época, a Câmara Árabe funciona em novo endereço, em dois andares projetados pelo arquiteto Ruy Othake no prédio Santa Catarina, na avenida Paulista. A visita do embaixador da Palestina também foi a primeira dele ao local após a cerimônia de inauguração. Além de Hannun, Alzeben foi recebido pelo diretor geral da entidade, Michel Alaby.

“É uma mostra de carinho, gratidão e consideração que temos pelo papel que essa Câmara desenvolve há 65 anos, criando pontes de cooperação e representando dignamente a verdadeira imagem do árabe, homem de bem, de trabalho, homem que produz, e produz bons exemplos para a humanidade”, afirmou Alzeben em entrevista à ANBA.

O quadro foi feito com cerâmica e a escolha de Jerusalém para a pintura tem um simbolismo. “Jerusalém é o coração da Palestina, da humanidade, do monoteísmo. Jerusalém representa a união de todos os monoteístas, fundamentalmente os cristãos e muçulmanos que convivem ao longo de séculos nesta cidade”, afirmou Alzeben.

O embaixador contou que poderá ocorrer uma visita de alto nível da Palestina até o final do ano no Brasil. O diplomata espera o presidente Abbas para fazer a inauguração oficial da sede da embaixada da Palestina em Brasília. Foi ele quem colocou a pedra fundamental da embaixada, em dezembro de 2010, acompanhado do então subsecretário para Oriente Médio e África do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Paulo Cordeiro. A embaixada funciona na nova sede desde fevereiro de 2016.

Alzeben afirma que espera que o Brasil ultrapasse a situação difícil pela qual passa para que também possa realizar visitas de alto nível à Palestina. “Confiamos no Brasil e na sua democracia, na estrutura sociopolítica brasileira. Para nós o Brasil é um país amigo incondicionalmente”, afirmou à ANBA o embaixador.

Isaura Daniel/ANBA

Embaixador teve reunião na Câmara Árabe

Na visita à Câmara Árabe, Alzeben, que também é decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, tratou de outros assuntos da agenda de trabalho do Conselho e da entidade, em reunião com Hannun e Alaby. O Conselho vai realizar em breve uma missão a Pernambuco juntamente com o Conselho dos Embaixadores Africanos.

O embaixador se disse feliz por estar fazendo sua primeira visita oficial à Câmara Árabe no dia do Eid Al-Adha. A data marca a festa do sacrifício para os muçulmanos, que lembram a disposição do profeta Abraão (Ibrahim para os árabes) em sacrificar seu filho conforme a vontade de Deus. Mas, segundo a história religiosa, depois de ver a obediência de Abraão, Deus pediu que ele não sacrificasse seu filho, mas imolasse um carneiro. O dia também marca a parte final do Hajj, grande peregrinação muçulmana a Meca.

De acordo com Alzeben, as relações da Palestina com o Brasil estão muito boas, em um bom nível de amizade e cooperação. Ele relata que a atividade econômica do seu país é complicada em função da ocupação israelense. A Palestina, no entanto, recebe muitos turistas brasileiros e tem produtos importantes para oferecer ao mercado internacional, como azeites, azeitonas, mármores e granitos. “Esperamos que em breve o estado palestino seja livre, independente e soberano e possa cooperar e intercambiar mais”, afirmou o embaixador.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form