logo_anba_pt logo_camera_pt
11/09/2017 - 18:05hs
Compartilhe:

Conferência reúne escritores brasileiros no Líbano

Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior ocorre de quarta-feira (13) a sexta-feira (15), com presença de escritores do Brasil que moram em outros países. Produção literária deles é tema de debate.



São Paulo – Um encontro no Líbano vai reunir escritores brasileiros que vivem no exterior e debater a produção literária deste grupo. O 5º Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior vai ocorrer entre a próxima quarta-feira (13) e a sexta-feira (15) na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), em Kaslik, e no Vale do Bekaa.

Divulgação

Khatlab escreve sobre relações Brasil-Líbano

O tema será “Emigração e Produção Literária: causa ou consequência?”. Entre os palestrantes estarão escritores brasileiros que vivem em outros países e também pesquisadores da produção literária brasileira. O encontro deve mostrar o que os escritores brasileiros residentes no exterior produzem e chamar os participantes a uma reflexão sobre as causas e consequências deste trabalho.

De acordo com o diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, Roberto Khatlab, que coordena o evento, é a primeira vez que o encontro ocorre no Oriente Médio. Khatlab lembra que o Líbano é o país que tem o maior número de brasileiros na região e que há cidades em que 90% da população fala português.

O próprio Khatlab é escritor e tem livros publicados sobre as relações Brasil-Líbano em assuntos como história, religião, turismo. Ele acredita que é missão dos escritores brasileiros que estão no exterior escrever sobre o Brasil para divulgá-lo e também escrever sobre o país onde vivem. “Para que ambos se conheçam a partir da experiência dos escritores vivendo no mundo”, afirma.

O encontro é organizado pelo Cecal e pelo Departamento de Assuntos Culturais da Faculdade de Letras da Usek, além da Queen Mary University of London. A professora doutora da universidade londrina, a brasileira Else R. P. Vieira, é autora projeto de pesquisa “Entre-lugares da Literatura da Diáspora Brasileira” pela Queen Mary University of London e a Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ela será uma das palestrantes.

Entre os subtemas abordados no encontro estarão “As percepções imaginárias do Brasil e do Líbano”, pelo professor da Universidade Libanesa, Melhem Chaoul, e “Emigração brasileira, produção literária no exterior e sua feminização”, com Else Vieira. Ambas ocorrem na quarta-feira após a abertura, programada para 17h.

Fazem palestras escritores brasileiros como Natan Barreto, que vive no Reino Unido, Terezinha Fonseca, que mora nos Estados Unidos, Sônia Miquelin/pseudônimo Mariana Brasil (Itália), Beti Rozen (Estados Unidos), Vilmara Bello (Estados Unidos), Roseni Kuranyi (Alemanha) e Lorena Ellis (Estados Unidos), Khatlab (Líbano), além da pesquisadora Charlene Miotti e do escritor libanês que vive no Brasil, Assad Zaidan.

Além de Khatlab, coordenam o encontro a pró-reitora de Assuntos Culturais da Usek, Hoda Nehme, e a decana da Faculdade de Letras da Usek, Nicole Chalhoub. O evento tem apoio da Embaixada do Brasil em Beirute (por meio do embaixador Jorge Geraldo Kadri e do diplomata chefe do Setor Cultural da embaixada, Thiago Oliveira), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da UFJF e da Associação Cultural Internacional Mandala (Acima).

A primeira edição do encontro foi em 2013 no Reino Unido. Em 2014 ele ocorreu no Brasil, em 2015 nos Estados Unidos, e em 2016 na Alemanha. Nesta edição, nos dois primeiros dias o evento ocorre no Auditório Jean El Hawa, no campus principal da Usek, em Kaslik, e o dia 15 será na Prefeitura de Lucy-Sultan Yaacoub, no Vale do Bekaa. A programação também faz parte do 4º Seminário de Expressão Literária da Diáspora Brasileira.

Serviço:
5º Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior
4º Seminário da Expressão Literária da Diáspora Brasileira
De 13 a 15 de setembro de 2017, no Líbano
Mais informações: http://www.usek.edu.lb/news/brazilian-writers-abroad-and-the-literary-expressions-of-the-brazilian-diaspora

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form