logo_anba_pt logo_camera_pt
25/09/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Projeto do Itaú Cultural mapeia pesquisa no exterior

O Conexões tem um banco de dados que mostra onde há profissionais pesquisando a literatura brasileira em outros países. Organizadores querem informações sobre o trabalho em nações árabes.



São Paulo – Um projeto do Itaú Cultural chamado Conexões possui um banco de dados sobre pesquisadores da literatura brasileira no exterior e quer ampliar a sua base com informações sobre pessoas deste perfil que estão em países árabes. O arquivo digital tem 450 profissionais cadastrados, dos quais apenas um é de uma nação árabe: do Egito.

Agência Ophelia

Projeto Conexões promove encontro anual

Segundo o consultor do projeto, Felipe José Lindoso, entre os profissionais mapeados, a maioria está nos Estados Unidos. A rede reúne, além de pesquisadores de literatura brasileira, também professores da área ou que usam a literatura brasileira como parte do seu trabalho em outros países. O banco de dados congrega ainda tradutores do português para os demais idiomas, que vivem no Brasil ou no exterior.

“Nossa experiência mostra que todo país tem alguém estudando literatura brasileira”, afirma Lindoso. O próprio consultor é descendente de libaneses e acredita que no Líbano deve haver esse perfil de profissional em função da grande comunidade brasileira que abriga. Ele lembra que muitos libaneses migraram para o Brasil e depois retornaram à terra de origem.

O Conexões foi criado há dez anos. Por meio do site do projeto (www.conexoesitaucultural.org.br), o público em geral tem acesso a informações quantitativas, como número de pesquisadores em cada país. Interessados no tema podem solicitar dados mais complexos, incluindo os projetos de pesquisa em desenvolvimento e opiniões sobre a difusão da literatura brasileira no exterior. O projeto tem por objetivo ser um serviço público, proporcionar informações para as pessoas e servir de base para formulação de políticas públicas na área, além mostrar a importância da literatura brasileira no exterior.

O consultor conta que pelo banco de dados do Conexões é possível ver como a literatura é ponte para outras áreas, como cinema e música. “A literatura se desdobra em outras áreas de interesse”, afirmou Lindoso à ANBA. As informações coletadas por meio dos cadastros dos pesquisadores também mostram que enquanto no Brasil as pesquisas em literatura se debruçam mais sobre os clássicos, no exterior o tema principal são as obras e autores contemporâneos.

Além do banco de dados digital, o Conexões tem em seu site notícias e artigos relacionados ao tema da literatura no exterior e promove um encontro internacional anual. O próximo vai ocorrer de 08 a 10 de novembro, na sede do Itaú Cultural, na cidade de São Paulo. Esse será o décimo Encontro Internacional Conexões, que teve duas edições no exterior e as demais no Brasil.

Entre os temas discutidos neste ano estarão a literatura e outras artes e as políticas públicas para difusão da literatura brasileira no estrangeiro. Maged ElGebaly, coordenador do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade de Aswan, do Egito, vai participar. Ainda não está confirmados todos os debatedores e a programação. Costumam acompanhar as palestras e discussões muitos estudantes e professores. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

O projeto Conexões também tem um livro lançado, que pode ser lido em formato impresso ou digital, chamado “A primeira aula: trânsitos da literatura brasileira no estrangeiro”. A obra lançada no ano de 2014 traz relatos de professores brasileiros contando a primeira aula dada no exterior para alunos estrangeiros. O livro digital pode ser baixado gratuitamente no site da Amazon (https://goo.gl/GChgw4) e o impresso pode ser comprado também pela Amazon ou outras lojas virtuais e livrarias. A organização da obra é de Pedro Meira Monteiro.

Serviço

10ª Encontro Conexões
De 08 a 10 de novembro de 2017
Instituto Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 – São Paulo – SP
Gratuito (vagas limitadas – chegar meia hora antes)
Site: www.conexoesitaucultural.org.br

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form