logo_anba_pt logo_camera_pt
28/09/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Empresários do Catar conhecem Porto de Santos

Delegação do país árabe que está no Brasil visitou instalações do porto, no litoral paulista, e ficou bem impressionada. Grupo esteve na Codesp acompanhado de profissionais da Câmara Árabe.



Isaura Daniel/ANBA

Empresários do Catar estiveram na Codesp

São Paulo – A delegação empresarial do Catar que está no Brasil em busca de negócios visitou o Porto de Santos nesta quarta-feira (27). Dez empresários e executivos ouviram uma apresentação da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra e fiscaliza o Porto de Santos, e conheceram as instalações do porto em um passeio de lancha.

“É um importante porto”, disse o gerente geral da empresa Qatar Flour Mills, M. Salim Pathan, que integra a delegação, destacando ainda a sua relevância na América Latina. A missão ao Brasil é organizada pelo Qatar Development Bank (QDB) e contou com um seminário e rodadas de negócios entre empresas do Catar e do Brasil na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na terça-feira (26), na capital paulista.

Pathan se disse feliz com a visita ao Porto de Santos e com a missão em geral e afirmou que espera fazer negócios a partir da viagem. A companhia ainda não comprava do Brasil e pretende começar a importar carne bovina, de frango, além de açúcar e suco de laranja. Mais adiante devem ser avaliados também outros produtos para importação do Brasil.

O gerente de Marketing e Vendas da Qatar Aluminium Extrusion Co. (Qalex), Waleed Ghazaleh, afirmou à ANBA que a visita ao Porto de Santos foi muito útil. Ghazaleh também se disse satisfeito com a missão ao Brasil e que agora conhece a entrada para um país que era misterioso para ele. O executivo pretende dar continuidade aos contatos para negócios.

Isaura Daniel/ANBA

Passeio de lancha para ver porto desde águas

Na Codesp, a delegação foi recebida pelo gerente de Promoção Comercial e Relação Porto-Cidade, Alceu Maitino Junior, e pelo técnico em Comunicação Social, Dennis Christofer de Paula Silva. Eles deram aos empresários do Catar a dimensão do Porto de Santos, que é o primeiro em movimentação de cargas e contêineres na América Latina e Caribe, segundo ranking da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

O porto possui 55 terminais e responde por um terço da balança comercial brasileira, com movimento de US$ 92,2 bilhões ao ano, de acordo com informações dadas por Silva aos empresários. Pelo Porto de Santos são exportados vários tipos de produtos e entre os as principais estão suco de laranja, açúcar, soja e trigo. O porto tem área útil de oito milhões de metros quadrados e chegadas por várias vias como rodovias, ferrovias e dutos. Ele tem capacidade para receber 65 navios ao mesmo tempo.

A visita da delegação ao Porto de Santos foi acompanhada de equipe da Câmara Árabe. As empresas do Catar que enviaram representantes para a missão foram a Qatar Meat Production Company, a National Food Company, a Qatar Pharma, a Al Hodaifi Cable Compounding Co., a Doha Cables, a Qatar International Cables Company e a Delta Corporation, além das duas citadas acima.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form