logo_anba_pt logo_camera_pt
03/10/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Oficina mostra história e preparo de receitas árabes

Atriz Valéria Arbex dá oficina de culinária árabe na cidade de Presidente Prudente no dia 05 de outubro. Pratos serão preparados em meio a resgate da memória afetiva dos participantes sobre o tema.



Lenise Pinheiro

Atriz Valéria Arbex uniu arte e culinária

São Paulo – Berinjelas são colocadas para assar, ervas são desfolhadas, pães são torrados e flores de laranjeira separadas. Esses e outros ingredientes vão sendo manuseados para virar babaganuche, torradinhas com azeite e zátar, além de água aromatizada. Assim acontece a oficina “Culinária Árabe – Memória Afetiva”, que é dada pela atriz Valéria Arbex e terá uma edição na próxima quinta-feira (05), às 10 horas, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, no interior paulista.

Enquanto faz os pratos juntamente com os participantes, Valéria vai falando da história das comidas e contando para o público as suas próprias memórias sobre o preparo das receitas em sua família. O público é chamado a compartilhar também as lembranças da infância que a preparação dos alimentos desperta, sejam elas sobre comida árabe ou de outra cultura.

“Cada ingrediente tem uma história”, afirma a atriz sobre as receitas árabes ensinadas na oficina. Valéria não relata histórias ao estilo das registradas em enciclopédias, mas fala, por exemplo, da simplicidade com que os árabes preparavam suas comidas, com ingredientes retirados dos quintais das casas, conta sobre o pão com azeite e zátar, levado de lanche pelas crianças nas escolas. “Ajuda na memória”, diz a atriz, repetindo o que ouviu na família.

Valéria acaba abordando outras questões quando começa a falar sobre o país de origem da família – a Síria - e tem oportunidade de desmitificar a região, a imagem de guerra e terrorismo que ela carrega e contar um pouco sobre o que de fato é o Islã. Em meio ao preparo da comida, a atriz recita alguma poesia, que pode ser a do poeta palestino Mahmoud Darwish, que entre os vários versos que fez, falou do limão, do café, do pão.

Enquanto a conversa acontece, a atriz e os participantes vão dando forma ao babaganuche, que é uma pasta de berinjela com tahine. Também fazem o pão com azeite e zátar ou com outras especiarias brasileiras como tomilho, sálvia, salsa e orégano. A terceira receita, de água aromatizada, leva essência de rosas e essência de romã, limão siciliano e rosa, hortelã e gelo. Ao final, tudo é consumido pelo grupo que preparou e Valéria leva ainda pronto o raha, um doce árabe, para ser degustado pelos presentes.

A oficina surgiu a partir da peça teatral Salamaleque, um projeto idealizado pela atriz, que também atua na peça. A montagem estreou em 2013 e segue sendo apresentada por cidades brasileiras. No espetáculo, enquanto conta as histórias de imigrantes árabes no Brasil, Valéria cozinha em cena e prepara quitutes para o público. A peça foi inspirada em cartas de amor trocadas pela avó e o avô da atriz, que a partir delas foi pesquisar a história dos imigrantes.

Um dia antes da oficina no Sesc, a peça Salamaleque será apresentada pela Cia Damasco de Teatro em duas instituições voltadas para idosos, o Centro de Referência do Idoso e a Vila da Dignidade, ambas na cidade de Presidente Prudente. Os espetáculos também são uma realização do Sesc, mas são apenas para os idosos que integram as duas instituições. As apresentações comemoram o Dia Mundial do Idoso, celebrado em 01 de outubro. O oficina de culinária também é voltada para pessoas acima de 60 anos em função da data. Caso sobrem vagas na hora, outras pessoas podem participar.

Serviço

Oficina Culinária Árabe – Memória Afetiva
Dia 05 de outubro de 2017, às 10 horas
Quiosque do Sesc – Rua Alberto Peters, 111 - Presidente Prudente - SP
Inscrições antecipadas e gratuitas – 20 vagas (para idosos)
Telefone: (18) 3226-0400
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/aulas/135408_CULINARIA+ARABE+MEMORIA+AFETIVA

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form