logo_anba_pt logo_camera_pt
06/10/2017 - 16:52hs
Compartilhe:

Embaixador Osmar Chohfi dá palestra no Clube Sírio

O vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe vai falar sobre a 'Presença internacional do Brasil: perspectivas, possibilidades e relações com os países árabes' no dia 21, em São Paulo.



São Paulo – O vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, embaixador Osmar Chohfi, vai dar uma palestra no dia 21, um sábado, na sede do Esporte Clube Sírio, em São Paulo, sobre a “Presença internacional do Brasil: perspectivas, possibilidades e relações com os países árabes”.

Câmara Árabe

Chohfi vai destacar a importância da diplomacia para o Brasil

O diplomata pretende falar sobre aspectos da posição do Brasil no cenário mundial. “Vou escolher alguns temas prioritários da política internacional, como, por exemplo, as relações com a América do Sul, e temas da agenda multilateral, como a questão ambiental”, disse Chohfi à ANBA.

Chohfi já foi secretário-geral do Itamaraty, representante permanente do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, embaixador no Equador e na Espanha, e atuou em representações diplomáticas brasileiras na França, Bolívia, Argentina e Venezuela. “Quero dar uma ideia de porquê a política externa e a diplomacia são importantes para o Brasil”, afirmou o embaixador.

Ele pretende falar também sobre as relações do Brasil com os países árabes sob os pontos de vista político e comercial. “Acho evidente a complementariedade econômica e de capacidade exportadora entre o Brasil e os países árabes”, destacou.

De acordo com o diplomata, o intercâmbio comercial é positivo para ambos os lados, pois os árabes exportam produtos que o Brasil necessita, como petróleo e fertilizantes, e o Brasil vende mercadorias que os árabes precisam, como alimentos. “Temos que explorar mais e procurar enriquecer esta pauta com outros produtos e nichos de mercado”, ressaltou.

Na seara política, Chohfi disse que o Brasil e os países árabes defendem posições semelhantes em diferentes temas da agenda internacional, e lembrou que há um importante mecanismo de discussão destas questões que é a Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), cuja quarta edição ocorreu na Arábia Saudita em 2015. “E sempre paralelamente à Aspa há um fórum empresarial cuja responsabilidade tem sempre cabido à Câmara Árabe como força motivadora”, declarou.

Serviço

Palestra com o embaixador Osmar Chohfi
Presença internacional do Brasil: perspectivas, possibilidades e relações com os países árabes
Sábado, 21 de outubro, às 16 horas
Esporte Clube Sírio, Sala Palmira, Avenida Indianópolis, 1192, 1º andar, São Paulo-SP
Tel.: (11) 2189-8500
E-mail: secretaria@sirio.org.br
A palestra é aberta e gratuita

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form