logo_anba_pt logo_camera_pt
16/10/2017 - 19:13hs
Compartilhe:

ONU encerra missão de paz no Haiti

Comandada pelo Brasil, Minustah teve início em 2004 e agora será substituída por uma operação de auxílio ao fortalecimento das instituições do país.



Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) encerrou oficialmente neste domingo (15) a Missão de Estabilização no Haiti (Minustah), que será substituída por uma nova operação, a Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti (Minujusth), que contará com um número menor de integrantes e terá como objetivo apoiar o fortalecimento das instituições públicas e o Estado de Direito no país.

O encerramento da Minustah foi aprovado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 13 de abril deste ano. A missão iniciada em 2004 foi comandada pelo Brasil.

“A Minustah tinha foco militar, precisava assegurar a paz e foi concluída com sucesso. É bastante comum quando você termina um processo assim ter uma missão de consolidação. Agora se trata de acompanhamento para apoiar o povo haitiano para a consolidação democrática das instituições”, explicou o diretor do Centro de Informações das Nações Unidas no Rio de Janeiro, Maurizio Giuliano.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form