logo_anba_pt logo_camera_pt
20/10/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Governador apresenta avanços em educação de Pernambuco

Paulo Câmara recebeu delegação de embaixadores árabes e africanos que visita o estado e mostrou as conquistas no ensino público.



Recife – Pernambuco tem 51% dos alunos de Ensino Médio da rede pública em escolas de tempo integral e o desempenho do estado na área de educação foi apresentado nesta quinta-feira (19) pelo governador Paulo Câmara (PSB) à delegação de embaixadores árabes e africanos que visita o Recife.

Isaura Daniel/ANBA

Diplomatas foram recebidos no Palácio

A missão de embaixadores desembarcou na capital pernambucana na quarta-feira e cumpre agenda de encontros com empresários e autoridades locais até esta sexta-feira. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o Itamaraty também fazem parte da delegação.

O grupo foi recebido pelo governador no Palácio do Campo das Princesas e tratou de vários assuntos, entre eles a educação. De acordo com o governador, a quantidade de alunos do período integral do estado é maior do que o total de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Câmara contou aos embaixadores sobre as metas que as escolas públicas têm - que quando atingidas resultam em adicionais financeiros para os professores - e sobre programas que beneficiam alunos com boa performance, como o “Ganhe o Mundo”.

A cada ano esse programa envia alunos do Ensino Médio ao exterior para seis meses de aprendizado do idioma espanhol ou inglês. “Em cinco anos mais de 5 mil alunos foram ao exterior porque tiraram boas notas e porque alcançaram as metas a que se propuseram”, afirma Câmara.

Isaura Daniel/ANBA

Câmara (centro) e decanos: diálogo

O governador contou que o estado passou da 21ª colocação no ensino para a primeira em dez anos. Pernambuco está em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do aprendizado no Brasil. De acordo com Câmara, o mesmo programa de gestão usado na educação é reproduzido em outras áreas.

Os diplomatas ficaram bem impressionados com o panorama apresentado pelo governador. À reportagem da ANBA, o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, ressaltou a importância do tema em um momento em que o mundo se pergunta como lidar com a educação. “Experiências inovadoras e que estão dando resultado servem de inspiração”, afirma.

“Vocês escolheram o caminho mais certo, o da educação. Felicitamos o senhor governador e todos deste estado por este alcance, por essa vitória no ensino público”, disse o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, a Paulo Câmara diante dos demais diplomatas.

O governador falou aos embaixadores sobre outras temas, como o processo de industrialização do estado, que abriga refinarias de petróleo, fabricação de petroquímicos, de automóveis, de bebidas, indústria naval, parque eólico, entre outros setores e produtos. “O Porto de Suape tem grande estrutura para o ir e vir de mercadorias”, disse Câmara.

Isaura Daniel/ANBA

Hannun (dir.) entregou presente a Câmara

Ele contou aos diplomatas sobre a conectividade marítima e aérea do estado e sobre o polo médico que Pernambuco abriga, o segundo maior do Brasil. “Serviços públicos revertem em qualidade de vida para a população e sabemos que podemos avançar quando temos parcerias e cooperação”, disse Câmara.

O governador se colocou à disposição para a realização de visitas aos países representados pelos diplomatas para apresentação de Pernambuco. “Teremos um futuro cada vez mais integrado e globalizado em que podemos estar mais perto dos países que os senhores representam”, disse Câmara aos embaixadores.

No encontro com o governador, Alzeben destacou a distância geográfica curta entre Pernambuco e os países árabes e africanos, e lembrou que as regiões têm história e interesses comuns. O decano do Conselho dos Embaixadores Africanos no Brasil, Martin Agbor Mbeng, que também é embaixador de Camarões, ressaltou a ligação histórica que há entre árabes e africanos, e dos dois com o Brasil.

Também participaram do encontro entre o governador e os diplomatas, representantes do Itamaraty e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB). As autoridades trocaram presentes.

Além da reunião, a delegação de diplomatas teve nesta quarta-feira encontro com empresários pernambucanos e ouviu apresentações da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADDiper). O grupo também visitou o Porto Digital, que abriga o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). A agenda segue nesta sexta-feira com visita ao Porto de Suape.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form