logo_anba_pt logo_camera_pt
22/11/2017 - 18:53hs
Compartilhe:

Estrelas das pistas disputam provas em Riad

Race of Champions será realizada pela primeira vez no Oriente Médio, nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2018, na capital saudita. Estão confirmados nomes como Montoya, Castroneves, Coulthard e Kristensen.



São Paulo – Estrelas do automobilismo internacional vão competir pela primeira vez na Arábia Saudita. Os organizadores da Corrida dos Campeões (Race of Champions, ROC) anunciaram nesta quarta-feira (22) os primeiros pilotos confirmados para o evento que será realizado em Riad nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2018. A ROC é um torneio anual que reúne competidores de algumas das principais categorias mundiais para correr uns contra os outros em carros iguais.

Divulgação

Castroneves (dir.) vence o alemão Sebastian Vettel este ano em Miami

Entre os nomes anunciados estão o colombiano Juan Pablo Montoya - atual Campeão dos Campeões da ROC, ex-piloto da Fórmula 1, campeão da Fórmula Indy em 1999 e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, e que hoje integra a equipe Penske no campeonato norte-americano de carros esporte da International Motor Sports Association (IMSA) -, e o brasileiro Hélio Castroneves, três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e que em 2018 irá também disputar o campeonato da IMSA pela Penske, equipe que defendeu na F-Indy até este ano.

O atual campeão da F-Indy, o norte-americano Josef Newgarden, é outro dos pilotos confirmados, assim como seu compatriota Ryan Hunter-Reay, campeão da F-Indy em 2012 e das 500 Milhas de Indianápolis em 2014, além do dinamarquês Tom Kristensen, nove vezes vencedor da lendária corrida 24 Horas de Le Mans.

“Eu passei oito meses com a minha família na Arábia Saudita quando era adolescente, pois meu pai trabalhava lá, então será interessante voltar”, afirmou Kristensen, segundo nota da organização.

Destaque também para o norueguês Petter Solberg, campeão mundial de rali em 2003 e bicampeão mundial de Rallycross, para o escocês David Coulthard, ex-piloto da F1, e o inglês Lando Norris, atual campeão da Fórmula 3 Europeia que acaba de assinar como piloto reserva da McLaren na F1. Mais participantes serão anunciados em breve.

Divulgação

Montoya (esq.) supera Kristensen em Miami

A competição irá ocorrer em circuito especialmente montado no Estádio Internacional Rei Fahd, na capital saudita. O local tem capacidade para 75 mil pessoas e, segundo os organizadores, será um “evento familiar”, ou seja, aberto para homens, mulheres e crianças.

Recentemente o governo saudita autorizou a presença feminina em estádios, após ter anunciado que as mulheres poderão dirigir no país a partir de 2018. São medidas que relaxam em parte o rígido regime de costumes vigente na Arábia Saudita, norteado pelo wahabismo, doutrina ultraconservadora do islã sunita.

A própria realização de um evento deste porte no país é sinal do movimento de liberalização capitaneado pelo príncipe-herdeiro Mohammed Bin Salman. “Com as mulheres podendo dirigir a partir de 2018, nós acreditamos que este é um momento auspicioso para levar um evento de esporte a motor para Riad”, disse Fredrik Johnsson, presidente da ROC, em comunicado. É a primeira vez que a competição ocorre no Oriente Médio.

Nos dois dias de competição serão relizadas várias provas com diferentes tipos de carros, como esportivos, protótipos, gaiolas, stock cars, rallycross, entre outros. No primeiro dia haverá uma Copa das Nações, com duplas de pilotos de mesma nacionalidade disputando umas contra as outras. Haverá uma equipe da Arábia Saudita. No segundo, ocorre a Corrida dos Campeões propriamente dita, com os pilotos em disputas individuais.

Mais informações sobre o evento: www.raceofchampions.com

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form