logo_anba_pt logo_camera_pt
24/11/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Semana de Design de Dubai teve 4 projetos brasileiros

Terceira edição do evento ocorreu de 13 a 18 de novembro. Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da PUC-RJ apresentaram projetos no Global Grad Show, que fez parte da programação.



São Paulo - Quatro projetos brasileiros foram apresentados na Global Grad Show 2017, exposição de trabalhos inovadores de escolas de Design de todo o mundo que faz parte da Semana de Design de Dubai, que ocorreu de 13 a 18 de novembro nos Emirados Árabes Unidos.

Desde a primeira edição, em 2015, o evento se tornou o maior encontro de estudantes de Design do mundo. Este ano, o tema foi "Conectar, Capacitar e Encorajar". Foram expostos 200 trabalhos de 92 universidades e 43 países. Da América do Sul, apenas o Brasil, a Argentina e o Peru participaram. Representando o País, foram trabalhos da PUC do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).

Divulgação

A chaleira elétrica Sense no estande do evento

O professor Elton Nickel foi a Dubai para representar o Departamento de Design da Udesc. A estudante da Graduação Karolina Buratto desenvolveu o projeto da chaleira elétrica Sense, sob a orientação dos professores Célio Teodorico e Omar Nuñez Diban.

Buratto não pôde viajar por motivos pessoais, e Nickel, que na ocasião era Chefe do Departamento de Design, recebeu o convite de Teodorico e aceitou participar do evento, em que a universidade participa pelo segundo ano consecutivo.

A chaleira Sense foi projetada para facilitar a vida de pessoas com deficiência visual e foi desenvolvida com base nos conceitos do Design Universal. Ela é simples e intuitiva, assegurando a acessibilidade e a segurança para todos. Sua capa de silicone mantém o exterior fresco ao toque, para reduzir o risco de queimaduras, e seu design angular permite que os usuários se sirvam com maior facilidade.

A chaleira elétrica pode ser controlada por um aplicativo de celular via bluetooth, que permite que o usuário escolha a temperatura ideal para cafés e chás. O aplicativo também é acessível para cegos, com o recurso de leitura de tela em voz alta, disponível em smartphones.

No estande, Nickel apresentou o modelo físico tridimensional do produto e também o funcionamento do aplicativo inclusivo projetado para o controle da chaleira. “A repercussão do evento foi muito positiva”, disse Nickel. “Participar de um evento como esse é muito importante para nossa instituição, pois coloca o curso da Udesc no seleto grupo das melhores universidades de Design e tecnologia do mundo.”

“Além disso, estamos em contato com o que pode ser considerado o direcionamento do futuro do design no planeta, projetos comprometidos em resolver problemas do dia a dia, e ao mesmo tempo, responsáveis no que diz respeito às questões sociais, ambientais e econômicas”, completou.

Bel Corção

O projeto Asa é uma mochila para o fotógrafo urbano

A PUC do Rio de Janeiro levou três projetos para a exposição. A bacharel em Design de Produto Isabel Corção desenvolveu o Projeto Asa como seu trabalho de conclusão de curso. É uma mochila para o fotógrafo urbano, que visa o conforto e a segurança com uma estética que não revela o conteúdo interno.

“Ela tem a estética de uma mochila comum, para trazer mais segurança ao usuário, e por dentro tem diversos módulos móveis, divisórias e cases individuais para acessórios, além de acesso rápido para celular e laptop”, explicou Corção. Segundo a designer, o diferencial da mochila é que ela é híbrida, podendo ser usada tanto para guardar equipamentos de fotografia com segurança e praticidade, tanto para armazenar objetos do cotidiano.

“Foi uma oportunidade única participar da exposição, conheci gente do mundo todo, vi vários projetos com diferentes pontos de vista. Tudo estava muito bem organizado, a curadoria também foi excelente, e conhecer Dubai foi incrível”, contou Corção.

Ainda representando a PUC-RJ, um gol portátil para futebol de rua foi o Projeto Golzinho de Artur Porto. E a estudante Paula Agra levou o Projeto Noah, que propõe uma solução para aumentar a vida útil do mobiliário infantil, com diversos usos de um mesmo material feito de placas de madeira.

A Semana de Design de Dubai de 2018 deve acontecer em março. As datas serão anunciadas em janeiro do ano que vem.

Para mais informações, acesse http://www.dubaidesignweek.ae.

Assista aos vídeos de demonstração do projeto Sense e do projeto Noah:

Chaleira Sense

 

Noah

 

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form