logo_anba_pt logo_camera_pt
28/11/2017 - 18:30hs
Compartilhe:

Maratona no Marrocos teve 250 brasileiros

A prova Mountain Do foi realizada no deserto do Saara pela primeira vez, com participação majoritária de atletas do Brasil. A corrida ocorreu em 19 de novembro e a largada foi na Vila de Merzouga.



São Paulo – O evento esportivo Mountain Do Deserto do Saara reuniu cerca de 300 atletas, sendo mais de 250 brasileiros. A primeira prova da empresa Sports Do realizada no continente africano ocorreu no dia 19 de novembro.

Divulgação

Largada ocorreu na Vila de Merzouga

Os atletas escolheram entre correr a maratona, de 42km, e provas de distância de 25km e 10km. Ao longo do trajeto, enfrentaram uma variação térmica de cerca de 20°C, passando por diversos terrenos e paisagens, como o Deserto Negro, a Legião Estrangeira, o Povo Nômade, a estrada do Paris Dakar e as dunas de Erg Chebbi, o maior desafio da prova.

Tanto a prova quanto a viagem do grupo de atletas brasileiros foram organizados pela empresa brasileira Sports Do, com patrocínio do Ministério do Turismo do Marrocos e apoio do Grupo Xaluca e Ask Marrocos.

O Diretor da Sports Do, Kiko dos Santos, afirmou que o evento foi um marco na história do turismo brasileiro no Marrocos. “Nunca tivemos um número tão grande de brasileiros em Marrocos como aconteceu no período do evento”, contou.

A maratona foi vencida pelo marroquino Abdelkader El Mouaziz, seguido do brasileiro José Virginio de Morais. Em terceiro lugar, o atleta Filipe Cotta Magalhães. No feminino dos 42km, o primeiro lugar foi de Ingrid Araújo Trindade, seguida da atleta Renata Vidal Peixoto, e em terceiro, Ana Paula dos Santos.

Divulgação

A atleta Thayline Pereira correu 10km

Thayline Pereira correu a prova dos 10km e para a médica de Caratinga (MG) foi emocionante participar do evento. “Foi surreal correr em um cenário tão exuberante como as dunas do Saara”, comentou.

A atleta de 31 anos adorou conhecer o país também. “Marrocos foi uma surpresa boa do início ao fim, um país rico em cultura, arte, gastronomia, com pessoas muito alegres e hospitaleiras", afirmou. "Foi minha primeira vez no país, achei tudo maravilhoso e quero retornar”, disse Pereira.

Além dos atletas, o evento contou com a presença de mais de 200 brasileiros que foram acompanhar os competidores e fazer turismo na região, totalizando um grupo de cerca de 500 pessoas. “O Mountain Do tem como característica a união entre esporte e turismo e este evento foi um marco na história do turismo brasileiro no Marrocos”, afirmou Santos.

A Sports Do realiza corridas em trilhas e montanhas há 15 anos no Brasil e desde 2012 começou a realizar eventos internacionais, a princípio na América do Sul (Argentina, Peru e Chile), e agora no continente africano.

A organização do Mountain Do agradeceu a recepção amistosa dos marroquinos com a entrega de um teto solar para uma escola de Merzouga, além de 200 mochilas com material escolar para as crianças.

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form