logo_anba_pt logo_camera_pt
30/12/2017 - 07:00hs
Compartilhe:

Livro com receitas libanesas chega à 2ª edição

A descendente de libaneses Nadia Abib Sahão reviu e ampliou o 'Receitas da Cozinha Libanesa', livro que reúne instruções para preparo de mais de 100 pratos árabes.



Divulgação

Livro pode ser adquirido pela internet

São Paulo – Nas reuniões da família Sahão em Londrina (PR), os pratos árabes preparados pela matriarca Nadia são obrigatórios. Os quatro filhos, quatro netos e o bisneto, além dos amigos e agregados, são os maiores fãs de iguarias como o pernil de cordeiro, o arroz árabe com frango e os tradicionais homus e babaganush, dentre outras delicias feitas pela descendente de libaneses.

Por sugestão dos filhos e amigos, Nadia Abib Sahão reuniu mais de 100 receitas próprias no livro Receitas da Cozinha Libanesa, cuja segunda edição acaba de ser editada. “O livro nasceu do propósito de ensinar aos meus netos como eu preparo os pratos. Mas, por sugestão de amigos e influência do meu filho Ricardo, juntamos todos aqueles rascunhos que eu fazia em uma caderneta neste livro”, conta Nadia.

A primeira edição foi publicada há três anos e teve sucesso, esgotando-se rapidamente com os lucros revertidos a instituições filantrópicas. Agora, Nadia revisou e adicionou novas receitas ao livro, que acaba de chegar a livrarias como Curitiba e Martins Fontes – e pode ser encomendado pela internet.

“O Ricardo cuidou de tudo”, explica Nadia, que nasceu em Ibitinga, no interior de São Paulo, referindo-se ao filho. “Ele foi atrás da editora, do fotógrafo e do Chef Taico, muito conhecido aqui na região”, diz. Taico, um chef e professor de gastronomia que possui um canal no Youtube, auxiliou na tarefa de passar as receitas para o papel, especialmente em relação às medidas dos ingredientes.

Há algumas semanas, as caixas com a segunda edição do livro chegaram da gráfica e deixaram Nadia muito feliz. “Fico muito satisfeita porque essas receitas não são patrimônio meu, fazem parte da cultura libanesa”, diz.

Nascida em 1928, Nadia Sahão é filha de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil oito anos antes. Sua mãe nasceu na capital, Beirute, e seu pai é originário de Hasbaya – cidades que ela fez questão de conhecer quando viajou ao país natal de seus pais. Além de Nadia, os dois, que viveram em Londrina desde 1950, tiveram outros quatro filhos.

A ligação com o Líbano não parou por aí: Nadia casou-se com Assad, também nascido no país árabe. Com ele, já falecido, teve quatro filhos, que geraram quatro netos e um bisneto. Todos moram na mesma cidade de Nadia, que já planeja o próximo banquete, para logo após as celebrações do Ano Novo: “Daqui a um mês completo 90 anos. E faremos uma festa com muita comida libanesa”, avisa a autora, já planejando quais pratos irá preparar para a ocasião.

Serviço:
Receitas da Cozinha Libanesa
Capa dura, 200 páginas
Onde adquirir: Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista, 500, em São Paulo
Ou pelo site http://www.receitaslibanesas.96.lt/
Contato: receitaslibanesas@gmail.com

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form