logo_anba_pt logo_camera_pt
09/02/2018 - 07:00hs
Compartilhe:

Árabe Yahsat vai oferecer banda larga no Brasil

Companhia de internet via satélite de Abu Dhabi deve começar operações locais no segundo semestre. Ideia é alcançar regiões mal atendidas ou não atendidas pelas operadoras atuais.



Divulgação

O diretor-geral da Yahsat no Brasil, Marcio Tiago

São Paulo – Entrou em órbita no dia 26 de janeiro o Al Yah 3, terceiro satélite da companhia de comunicações Yahsat. Lançado um dia antes da base de Kourou, na Guiana Francesa, o satélite passou por alguns imprevistos que resultaram em uma órbita diferente da originalmente planejada, mas está funcional e operando normalmente.

Esse foi um passo vital para o início das operações da Yahsat no Brasil. A companhia de comunicações via satélite sediada em Abu Dhabi é uma subsidiária da Mubadala, holding da capital dos Emirados Árabes Unidos. No Brasil, seu escritório principal foi montado no Rio de Janeiro.

O Al Yah 3 vai cobrir 19 países africanos, além do Brasil, onde a empresa pretende lançar seus serviços no segundo semestre do ano. A ideia, segundo o diretor-geral Marcio Tiago, é fornecer internet via satélite a regiões mal atendidas ou ainda não atendidas pelas operadoras de telecomunicação. “Pretendemos oferecer serviços de conectividade para o mercado de atacado e internet de banda larga de alta qualidade para residências e empresas”, explicou o executivo em entrevista por e-mail à ANBA.

A estratégia será vender o produto porta a porta, para acessar clientes de regiões com atendimento de internet ainda precário. Para isso, a operadora de Abu Dhabi começou a credenciar uma rede com aproximadamente 3 mil vendedores profissionais. “Contaremos com a força de vendas desses parceiros”, disse Tiago.

A Yahsat fornece soluções para banda larga e conectividade para mais de 140 países do Oriente Médio, África, Europa e algumas regiões asiáticas. Foi a pioneira em fornecer internet via satélite em banda Ka – até 18MB de velocidade, com custo baixo – nos países árabes.

O primeiro satélite foi lançado em abril de 2011. Um ano depois, foi a vez do segundo. Agora, com o Al Yah 3, a Yahsat pode oferecer internet para mais de 1 bilhão de pessoas – aqui no Brasil é capaz de atender 97% da população, embora o foco inicial seja mesmo as regiões menos servidas por internet de alta velocidade.

“Acreditamos no potencial do Brasil: a maior parte das regiões são mal atendidas ou não atendidas pelos provedores atuais. Por outro lado, o Brasil é o quarto país do mundo em números de usuários de internet”, afirmou o diretor-geral, explicando a decisão da empresa em investir no País.

Recentemente, a diretoria se reuniu com o governador do Paraná, Beto Richa. Segundo Tiago, a sede operacional de logística da Yahsat está localizada no estado.

Mais informações:

Yahsat
http://www.yahsat.com.br/

Enviar por E-mail:





Comentários

Seu comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.





imagem_form