Pequenas Exportam
22/06/2010 - 17:57
Para vender aos árabes
O pólo produtor de calçados de São João Batista, em Santa Catarina, quer exportar aos árabes. O município tem 150 indústrias do setor, a maioria pequenas, e vende 8% da produção fora do país.
São João Batista é pólo de calçados
De acordo com Amorim, no ano passado o pólo calçadista de São João Batista enviou de 7% a 8% da sua produção ao mercado externo. Neste ano ele acredita que o percentual pode passar para 10%. O aumento dos negócios fora do país, segundo o diretor executivo, deve ocorrer em função da promoção das rodadas de negócios e também da capacitação pela qual as empresas estão passando. Em 2009, elas tiveram treinamento em internacionalização em uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Também haverá programas de capacitação em comercialização, em parceria com a Abicalçados, e em internacionalização novamente, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Eles devem começar neste ano, segundo Amorim. Atualmente, o pólo exporta para América do Sul e Central. Também já ocorreram vendas para países da Europa, como Itália e Portugal, além de Japão, conta o diretor executivo do Sincasjb.
O município tem indústrias de calçados bastante antigas, mas o pólo, de acordo com Amorim, se formou mesmo há cerca de 25 anos. Atualmente existem em São João Batista 150 indústrias de calçados, artefatos e componentes para o setor, a grande maioria de pequeno porte. Elas produzem entre 1,8 milhão e dois milhões de pares de calçados ao mês. Segundo Amorim, a maioria das indústrias trabalha com sintético como matéria-prima. Os produtos seguem as tendências da moda. Toda a produção é de calçados femininos, mas 5% são infantis e os demais 95% para mulheres adultas.
Contato
Sincasjb – São João Batista - SC
Telefone: +55 (48) 3265-0393
Site: www.sincasjb.com.br
Comente
Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será visualizado. O comentário será enviado para o moderador antes de ser publicado. Para informações, dúvidas ou sugestões, favor utilizar o canal Fale Conosco.