São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) lança nesta segunda-feira (25) uma versão reformulada do seu site. Desenvolvida para uma melhor navegação, especialmente no mobile, e em sintonia com a identidade visual da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, à qual a agência pertence, a nova ANBA traz também mais exposição para o conteúdo noticioso e espaço privilegiado para a publicidade. O lançamento ocorre neste 25 de março, que é o Dia Nacional da Comunidade Árabe, como parte das comemorações da data.
“O novo site tem a nova cara da Câmara Árabe. Ele é moderno, ágil, dá mais visibilidade tanto às reportagens como aos anúncios”, diz o secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour. A instituição vem investindo em novas formas de diálogo entre Brasil e países árabes, mais digitais e modernas, assim como em ferramentas tecnológicas avançadas para facilitar o comércio, tendência que se reflete na nova versão da ANBA.
A ANBA foi criada em 2003 pela Câmara Árabe para promover a comunicação entre árabes e brasileiros. Mansour lembra que o site é o único focado nesse relacionamento e com versões nos idiomas português, inglês e árabe. “Os parceiros que vão anunciar terão a marca deles exposta de forma bem atraente”, afirma, lembrando que os anunciantes e entrevistados brasileiros ganham visibilidade no exterior por meio da ANBA em árabe e inglês e o mesmo vale para os árabes com a versão em português.
Entre os nortes da reformulação da ANBA estiveram a criação de uma arquitetura que propiciasse a boa indexação nas páginas de busca, responsáveis por mais de um terço dos acessos da ANBA, e visualização fácil do conteúdo em dispositivos móveis, de onde vêm mais de 50% dos acessos. “A nova versão foi desenvolvida pensando em uma melhor performance, uma estrutura mais segura e nas melhores práticas de SEO, que é a otimização do site para os mecanismos de busca”, diz Victor Escobar, diretor de atendimento da Escaesco, agência responsável pelo desenvolvimento do site.
A ANBA passa a elencar as notícias em cinco grandes editorias: Economia e Negócios, onde são publicados fatos da economia do Brasil e dos países árabes, oportunidades de negócios entre as duas regiões e cases de empresas internacionalizadas; Relações Exteriores, para motes da diplomacia nacional e árabe; Câmara Árabe, com ações e assuntos relacionados à instituição; Inovação e Sustentabilidade, espaço para temas como digitalização, produtos e soluções inovadoras e a pauta ambiental e social; e Cotidiano, onde entram conteúdos sobre cultura, esportes, imigração e sociedades árabe e brasileira em geral.
A nova ANBA dá também mais visibilidade ao podcast da agência, o ANBA Cast, que coloca no ar episódios quinzenais em português com assuntos úteis ao exportador brasileiro, cases de empresas internacionalizadas que servem de inspiração e demais temáticas da relação Brasil-países árabes. O site segue ainda com a seção de matérias Especiais, onde há reportagens aprofundadas sobre temas variados, e com a seção de Artigos, para textos opinativos assinados. Também publica o link dos sites das agências árabes de notícias parceiras.
O site reformulado ganhou o redesenho dos espaços destinados à publicidade, permitindo que a agência ofereça aos anunciantes mais evidência e variedade. Ao invés de três formatos de anúncios, a ANBA agora oferece seis diferentes espaços para propagandas, desde banners de destaque no topo da homepage até anúncios nas páginas internas das notícias. Rotativos, todos podem ser veiculados nos três idiomas da agência. Ainda o design geral do site dialoga com a identidade visual da Câmara Árabe, que foi reformulada no ano passado dentro da temática “Abrindo portas, conectando mundos”, ganhando uma face arejada, com a mescla de tons de verde e azul, como o próprio site da ANBA.
A ANBA tem cerca de 50 mil pageviews mensais, com acessos no Brasil e cerca de 40% no exterior, especialmente nos países árabes. Ao longo dos seus 20 anos, comemorados em setembro do ano passado, a agência recebeu 11 prêmios de jornalismo, a maioria por reportagens econômicas e do agronegócio, esse último o setor de predominância na pauta de exportação brasileira ao mundo árabe. Inicialmente com versões em português e inglês, a ANBA passou a publicar em árabe em 2019. No ano de 2020, criou o seu podcast.
A equipe de jornalismo viajou para coberturas em 19 países árabes: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Sudão, Síria e Tunísia, além de 15 estados do Brasil. Entre as coberturas no exterior estiveram grandes eventos mundiais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro, as edições da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP27) no Egito e nos Emirados (COP28) e a exposição universal Expo 2020, também nos Emirados.
O secretário-geral da Câmara Árabe ressalta quão essencial se tornou a agência para a instituição e para a relação Brasil-países árabes. “Impossível pensar a Câmara Árabe sem a ANBA. Ela é a nossa porta para o mundo, é um dos meios pelo qual cumprimos nossa missão, que é conectar o Brasil e os países árabes, e pelo qual expressamos tudo o que fazemos dentro de casa. Ela tem a marca da confiabilidade”, diz Mansour.