Mundo quer alimentos funcionais ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­ ͏ ‌     ­
 
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BOLETIM DO ASSOCIADO
Dezembro/2020
 
 

             Mundo quer alimentos funcionais

 
 

Associado, responda a pesquisa da Câmara Árabe!

A Câmara Árabe quer ouvir a opinião de seus associados sobre as expectativas comerciais para 2021 acerca de investimentos, participação em eventos presenciais e viagens ao exterior.

Estamos levando em conta as suas perspectivas e anseios para planejar o nosso calendário 2021, que será lançado em breve. Elaboramos uma pesquisa e gostaríamos de contar com a sua importante participação.

Clique aqui e nos conte a sua opinião!

 
Informe IM - Jan - novembro - Port - Destaques
 

Economia árabe: impactos de 2020

 
 

As exportações árabes ao mundo devem cair em US$ 88 bilhões em 2020, sendo US$ 14 bilhões a menos entre os próprios árabes e US$ 74 bilhões a menos para o resto do mundo, de acordo com as Nações Unidas. Os setores mais afetados devem ser mineração, indústria química e manufatura de produtos elétricos e mecânicos.

As importações totais, por sua vez, também devem apresentar queda de US$ 111 bilhões. A indústria química, a de manufatura de produtos elétricos e mecânicos e a agricultura e processamento de alimentos devem ser os setores mais impactados negativamente com a queda das importações na região.

Não só a pandemia de covid-19, mas também a queda da demanda e do preço do petróleo podem contribuir para a perda de até 3,7% do PIB árabe em 2020, o equivalente a US$ 42 bilhões. O setor de petróleo e gás representa cerca de 60% do PIB da região.

 
 

Emirados permitem negócios 100% estrangeiros

Os Emirados Árabes Unidos decidiram permitir que investidores estrangeiros tenham 100% de propriedade em empresas no país. A regra passou a valer em 1º de dezembro de 2020 e derruba a antiga necessidade de que cidadãos dos Emirados fossem patrocinadores ou sócios das marcas. O objetivo da mudança é melhorar a competitividade do país na hora de atrair investimentos.

A antiga Lei das Sociedades Comerciais limitava os acionistas estrangeiros a possuir no máximo 49% em uma sociedade. Os outros 51% precisavam ser controlados por um indivíduo dos Emirados Árabes Unidos ou uma empresa 100% controlada pela nação árabe. As zonas francas eram exceções. 

Entre os setores elegíveis para investimento estrangeiro direto com 100% de propriedade estão a agricultura com atividades como cultivo de trigo, milho e cevada, além de produção de leguminosas, cana-de-açúcar e flores. Já no setor de manufatura é permitido que estrangeiros tenham propriedade em fabricação de produtos alimentícios, mas há exceções.

 
 

Facebook é plataforma efetiva de marketing no Egito

Uma pesquisa indicou que o Facebook é a plataforma de marketing digital mais popular do Egito. Em segundo lugar vem o Linkedin e em terceiro o Instagram. Foram coletados depoimentos de mais de 300 CEOs e líderes empresariais do país árabe em diversos setores.

O Facebook foi o canal de marketing mais popular em 2019 para 64% dos entrevistados, seguido pelo Linkedin com 20% dos entrevistados e do Instagram com 12%. Além disso, 36% dos entrevistados usam o Google como ferramenta de marketing digital.

A maioria dos empresários egípcios acredita que o Facebook ainda será uma ferramenta de marketing eficaz no próximo ano e 52% prevê que sua importância aumentará em 2021.

 
 

Acontece na Câmara Árabe

 
 

Inovação e tecnologia
A Câmara Árabe realizou webinar sobre suas transformações no novo cenário global e sobre inovação e tecnologia no mundo árabe em parceria com a São Paulo Tech Week 2020.

Soluções para cidades
O Smart City Session foi um encontro online sobre soluções inteligentes para cidades apoiado pela Câmara Árabe, com discussões em torno do funcionamento das cidades pós-covid 19.

Tendências em cosméticos
Encontro virtual de negócios no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou tendências para o pós-pandemia. A Câmara Árabe participou.

Encontro de mulheres
O comitê feminino da Câmara Árabe realizou sua primeira reunião aberta a interessadas em integrar o grupo, na qual foram apresentados os planos para 2021.

Brasil e Egito
O evento virtual “Egito e Brasil – Oportunidades e Parcerias” foi promovido pela Câmara Árabe e tratou do acordo Mercosul-Egito e das perspectivas da relação entre os dois países.

 
 
Confira algumas reportagens publicadas pela Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA), site de notícias da Câmara Árabe: