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Mourão em webinar da Câmara Árabe
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O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, participou de webinar promovido pela Câmara Árabe e se dispôs a ajudar a resolver questões que podem favorecer o aumento do comércio e dos investimentos entre o Brasil e os países árabes, entre elas a criação de linhas marítimas diretas para transporte de mercadorias e a dupla tributação sobre investimentos. Ele chamou a Câmara Árabe a participar da construção de uma agenda a ser realizada com os países árabes durante a reunião de cúpula do G20, prevista para ocorrer no final deste ano na Arábia Saudita. O webinar fez parte de uma série de eventos virtuais que a Câmara Árabe está promovendo no período do isolamento. Essa foi a quarta conferência realizada pela entidade pela internet. Entre os temas dos próximos webinars estarão segurança jurídica, no dia 20 de maio, e transformação digital, no dia 27 de maio. Participe!
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Desde o início da pandemia do coronavírus, os países árabes sinalizam preocupação com o abastecimento de alimentos. Para o Brasil, importante fornecedor na área, vários mercados foram abertos na região. O Brasil foi autorizado a vender carne bovina, ovina e caprina para o Kuwait, o Egito habilitou plantas brasileiras para exportar carne bovina e de frango ao seu mercado e o Marrocos autorizou a entrada de pescados brasileiros. Foram registrados novos movimentos de comércio do Brasil com os árabes, como as compras de café e açúcar da Síria. O Marrocos suspendeu as tarifas para importar trigo e derivados, grão de bico, lentilha, feijão e fava. Ligado ao setor de alimentos, o material genético avícola do Brasil agora pode entrar no Marrocos. Governos árabes anunciaram fundos para garantir o abastecimento. A Arábia Saudita anunciou US$ 532 milhões e o Egito obteve um crédito de US$ 100 milhões para financiar a importação de alimentos.
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Comitê para demandas
A Câmara Árabe criou um comitê para ajudar os países árabes a encontrarem no Brasil os produtos essenciais dos quais necessitam na pandemia. O comitê está colhendo as demandas junto a governos e entidades de países árabes parceiras e identificando possíveis fornecedores no Brasil. O objetivo é ajudar os mercados árabes a garantirem a segurança alimentar e gerar mais renda para as empresas brasileiras. Entre em contato com a Câmara Árabe para saber quais produtos estão sendo buscados e se sua empresa pode ser uma fornecedora. Mais informações pelo e-mail comercial@ccab.org.br.
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Países árabes em pauta na TV
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Os países árabes foram tema do programa Agro 360, do canal Terra Viva, do Grupo Bandeirantes. O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, participou do programa, juntamente com alguns dos maiores especialistas em agronegócio do Brasil. Foram discutidas medidas para a criação de linha marítima direta para transporte de mercadorias entre Brasil e países árabes, assim como a digitalização de documentos de exportação aos países árabes, o que deve reduzir a burocracia e encurtar prazos. A BRF anunciou no programa a compra de uma fábrica na Arábia Saudita. O mercado árabe foi apresentado como o segundo maior destino dos produtos do agronegócio brasileiro no exterior. Um dos participantes, o professor de Agronegócio Global, Marcos Jank, estima que os países árabes ultrapassarão a União Europeia como destino das exportações do agronegócio brasileiro.
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Sinais de retomada
As empresas brasileiras têm perspectiva de encontrar em breve mercados mais aquecidos nos países árabes, já que boa parte deles começa a retomar atividades após período de isolamento rígido. Os países árabes interromperam ou reduziram os voos e alguns fecharam fronteiras terrestres. Os grandes eventos foram cancelados, o comércio fechou as portas e pacotes financeiros foram lançados para ajudar os cidadãos e as empresas. Frente a um cenário atual mais positivo do combate à pandemia, mas ainda demandando cuidados, os países árabes começam a reativar setores, permitindo que o varejo ou parte dele reabra. É o que ocorre nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Arábia Saudita e Argélia. Há, porém, regras de distanciamento, lotação, higiene e outras restrições. O início da retomada traz a perspectiva de que o consumo volte em setores que não só os essenciais. O medo do contágio e a insegurança sobre a própria renda, no entanto, fazem com que as populações mudem a forma de consumir, o que exige que empresas repensem como vender. Onde o consumo cresce Análise do instituto Euromonitor mostra perspectiva de crescimento nas vendas de produtos para cuidados com pets na Arábia Saudita, de produtos de cuidados pessoais, eletrodomésticos, vestuário e calçados no Marrocos, de brinquedos e jogos nos Emirados, e de eletrônicos na Tunísia e no Egito. Os mercados de bebidas e artigos para cuidados do lar são promissores em quase todos os países.
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Vá aos países árabes pela internet
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Enquanto a maioria das viagens internacionais estão suspensas para conter o coronavírus, é possível fazer turismo pelos países árabes de forma remota. Há tours virtuais por várias cidades e pontos turísticos árabes. Em Doha, no Catar, dá para ver a bela orla, o mercado local com seu colorido e o museu islâmico de arquitetura suntuosa. O por do sol no Kuwait e o Museu Nacional do Líbano? Também estão na internet. Explore!
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NOTÍCIAS QUE RENDEM NEGÓCIOS
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Confira algumas reportagens publicadas pela Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA), site de notícias da Câmara Árabe:
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Emirados elaboram plano para reforçar indústria médica
O Ministério da Energia e da Indústria dos Emirados Árabes Unidos está colaborando com parceiros estratégicos do setor de produtos médicos na elaboração de um plano para melhorar a inovação, a produtividade e a competitividade do segmento no país.
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Egito terá US$ 100 milhões para importar alimentos
A ITFC, Corporação Internacional de Financiamento ao Comércio Islâmico, vai conceder US$ 100 milhões para a Autoridade Geral de Fornecimento de Commodities (GASC) do Egito. O valor ajudará a cobrir as necessidades de importação de alimentos.
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Novos associados e renovações da Câmara Árabe
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