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BOLETIM DO ASSOCIADO
Maio/2020
 
 

      Mourão em webinar da Câmara Árabe

 
 

                Novos mercados abertos

 
 

Desde o início da pandemia do coronavírus, os países árabes sinalizam preocupação com o abastecimento de alimentos. Para o Brasil,  importante fornecedor na área, vários mercados foram abertos na região. O Brasil foi autorizado a vender carne bovina, ovina e caprina para o Kuwait, o Egito habilitou plantas brasileiras para exportar carne bovina e de frango ao seu mercado e o Marrocos autorizou a entrada de pescados brasileiros.

Foram registrados novos movimentos de comércio do Brasil com os árabes, como as compras de café e açúcar da Síria. O Marrocos suspendeu as tarifas para importar trigo e derivados, grão de bico, lentilha, feijão e fava. Ligado ao setor de alimentos, o material genético avícola do Brasil agora pode entrar no Marrocos. Governos árabes anunciaram fundos para garantir o abastecimento. A Arábia Saudita anunciou US$ 532 milhões e o Egito obteve um crédito de US$ 100 milhões para financiar a importação de alimentos.

 
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Sinais de retomada

As empresas brasileiras têm perspectiva de encontrar em breve mercados mais aquecidos nos países árabes, já que boa parte deles começa a retomar atividades após período de isolamento rígido. Os países árabes interromperam ou reduziram os voos e alguns fecharam fronteiras terrestres. Os grandes eventos foram cancelados, o comércio fechou as portas e pacotes financeiros foram lançados para ajudar os cidadãos e as empresas. 

Frente a um cenário atual mais positivo do combate à pandemia, mas ainda demandando cuidados, os países árabes começam a reativar setores, permitindo que o varejo ou parte dele reabra. É o que ocorre nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Arábia Saudita e Argélia. Há, porém, regras de distanciamento, lotação, higiene e outras restrições. O início da retomada traz a perspectiva de que o consumo volte em setores que não só os essenciais.

O medo do contágio e a insegurança sobre a própria renda, no entanto, fazem com que as populações mudem a  forma de consumir, o que exige que empresas repensem como vender.

Onde o consumo cresce

Análise do instituto Euromonitor mostra perspectiva de crescimento nas vendas de produtos para cuidados com pets na Arábia Saudita, de produtos de cuidados pessoais, eletrodomésticos, vestuário e calçados no Marrocos, de brinquedos e jogos nos Emirados, e de eletrônicos na Tunísia e no Egito. Os mercados de bebidas e artigos para cuidados do lar são promissores em quase todos os países.  

 
 

        Vá aos países árabes pela internet

 
 

Enquanto a maioria das viagens internacionais estão suspensas para conter o coronavírus, é possível fazer turismo pelos países árabes de forma remota. Há tours virtuais por várias cidades e pontos turísticos árabes. Em Doha, no Catar, dá para ver a bela orla, o mercado local com seu colorido e o museu islâmico de arquitetura suntuosa. O por do sol no Kuwait e o Museu Nacional do Líbano? Também estão na internet. Explore!

 
 
Confira algumas reportagens publicadas pela Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA), site de notícias da Câmara Árabe: