Geovana Pagel
São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) definiu o calendário oficial de feiras de que irá participar durante o segundo semestre de 2004. No exterior, a entidade vai ter estandes na Feira Internacional de Damasco, na Síria, e da Index, nos Emirados Árabes Unidos. No Brasil, na Feira Transnacional, em São Paulo, e na Expo Abras, no Rio de Janeiro.
“A entidade procura avaliar bem a demanda dos países árabes e também valoriza a estratégia dos parceiros(empresários) na hora de definir seu calendário de feiras”, disse o secretário-geral da CCAB, Michel Alaby. "A estratégia de participação nas feiras, no Brasil e no exterior, deve ser contínua e permanente”, acrescentou Alaby.
A primeira participação da entidade, neste segundo semestre, será na Feira Transnacional 2004 – Fornecedores de Serviços para o Desenvolvimento do Comércio Internacional, que acontece de 18 a 20 de agosto no pavilhão do Transamérica Expo Center, em São Paulo.
A Transnacional reúne os principais fornecedores de serviços para os exportadores e importadores brasileiros. A feira permite aos expositores que iniciem ou ampliem seu relacionamento com executivos da área de comércio internacional.
No início de setembro, de 3 a 12, o destino é a Síria. A CCAB, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, participa da 51ª Feira Internacional de Damasco, evento multissetorial que deve gerar US$ 100 milhões em negócios.
Por ser um importante entreposto de abastecimento do Iraque, a Síria espera realizar operações comerciais no valor de US$ 1 bilhão este ano em função da demanda do país vizinho. Além de atender o mercado sírio, a feira costuma contar com visitas de empresários de diversos países da região. A Síria também faz fronteira com o Líbano, a Jordânia e a Turquia, e tem saída para o Mar Mediterrâneo.
A CCAB participa da feira de Damasco desde 1996. No ano passado, o estande brasileiro contou com a participação de 16 empresas de diversos setores, principalmente alimentício, máquinas agrícolas, mármores e granitos.
"A Síria é um país com surpreendente crescimento industrial e um mercado novo. Os produtos brasileiros têm grandes chances de serem vendidos para a região", disse Alaby. "O software é uma das áreas que pode ser bastante explorada. Há espaço também para automação comercial e bancária".
Logo em seguida, de 13 a 16 de setembro, a CCAB participa da 38ª Convenção Nacional de Supermercados e Feira Internacional de Produtos, Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Supermercados, promovida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) no Riocentro, no Rio de Janeiro.
No ano passado, a Expo Abras movimentou cerca de R$ 9 bilhões. Mais de 300 rodadas de negócios foram realizadas no espaço do Salão Internacional de Alimentos e Bebidas (SIAL-Mercosul), promovendo o intercâmbio comercial entre o Brasil e cerca de 50 países.
Vale ressaltar que, das 46 mil pessoas que visitaram os cinco pavilhões do Riocentro, mais de 30 mil eram supermercadistas, o que representa uma participação 16% superior a de 2002. Delegações de 45 países, comitivas das associações estaduais e representantes de hotéis e restaurantes do Rio incrementaram a visitação, alinhadas ao perfil de negócios proposto pela Abras.
Ainda no mês de setembro, entre os dias 22 e 26, a Câmara Árabe participa de uma importante feira do setor moveleiro, a Index, nos Emirados Árabes Unidos. "A feira é considerada de grande sucesso para o setor de móveis brasileiro", destacou Alaby.
A CCAB participa da feira desde 1998, com espaços crescentes a cada nova edição. Começou com apenas 25 metros quadrados. No ano passado foram 450 metros quadrados e, em 2004, serão 600 metros quadrados.
Em 2003 o estande brasileiro contou com a presença de 46 empresários e o espaço brasileiro foi visitado por mais de 2 mil empresários. A Index é organizada conjuntamente com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).
Contato
Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB)
Departamento de Marketing
Telefone: 55 11 3283 4066
E-mail: marketing@ccab.org.br