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Boletim da ANBA de 09 de dezembro de 2021 ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏
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O Boletim da ANBA desta quinta-feira (09) traz as notícias do fórum de negócios Global Halal Brazil, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal entre os dias 06 e 08 de dezembro de forma híbrida. Nos três dias, executivos, estudiosos e autoridades realizaram um grande debate sobre o setor, avaliando o funcionamento atual desse mercado, as suas exigências e as perspectivas de futuro. Quer saber para onde caminha o halal? Leia os principais insights do setor a partir das reportagens da ANBA.
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Fórum Global Halal Brazil atraiu 3 mil pessoas
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Cerca de três mil pessoas acompanharam os debates do fórum de negócios Global Halal Brazil, que ocorreu de segunda-feira (06) a quarta-feira (08) de forma híbrida, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal, braço de certificação halal da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil. O número do público inclui os que participaram de forma online e os que estiveram presencialmente no hotel Renaissance, na capital paulista. Parte das palestras foram feitas remotamente e parte no hotel.
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Pesquisa aponta novo perfil do consumidor muçulmano
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O consumidor muçulmano está mais conectado, usa plataformas de e-commerce e redes sociais para comprar, quer ter confiança e saber a origem dos produtos, com rastreabilidade e transparência, e o halal deixou de estar resumido a regiões de maioria muçulmana. Esses foram apenas alguns apontamentos da nova pesquisa sobre tendências de consumo ético e halal, apresentada pela diretora da H2R Pesquisas Avançadas, Alessandra Frisso, durante o fórum de negócios Global Halal Brazil, que terminou nesta quarta-feira (08).
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Para jovens, moda halal precisa incluir comércio justo
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A moda halal vai além dos aspectos estéticos, apontaram especialistas durante o painel “Halal e novos nichos de mercado (turismo e moda)”, nesta quarta-feira (08), último dia do fórum de negócios Global Halal Brazil. “A nova geração está exigindo produtos mais éticos”, disse Datin Lorela Chia Yu-Chi, cofundadora e CEO da ModeStylo International.
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Entretenimento halal ainda é mercado inexplorado
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O setor de eventos e entretenimentos halal ainda é um mercado inexplorado, segundo Eduardo Mielke, membro consultivo do Conselho Nacional de Turismo da Confederação Nacional de Comércio e diretor de operações da CMR Hiklub – Connecting Experiences e da Mielke Treinamentos & Estratégia. O executivo falou no painel “Halal e novos nichos de mercado (turismo e moda)”, nesta quarta-feira (08), último dia do fórum de negócios Global Halal Brazil.
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Práticas halal e ESG nas empresas devem ser convergentes
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“Não há apenas uma complementariedade, mas uma convergência entre o halal e o ESG nas empresas”. A fala foi de Azuddin Rahman, diretor da consultoria Inno Bioceutical Sdn Bhd, que atua com desenvolvimento sustentável (Malásia), e do Vietnam Halal Center Company Limited, durante o painel “ESG, sustentabilidade e halal – complementariedade”, no último dia do fórum de negócios Global Halal Brazil, nesta quarta-feira (08).
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Sudeste Asiático já exige financiamento islâmico no halal
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O mercado do Sudeste Asiático já começa a exigir que os produtos com certificação halal venham de empresas que usem financiamento islâmico. A informação foi dada nesta quarta-feira (08) por Zubair Mughal, CEO do Centro AlHuda de Bancos Islâmicos (CIBE), da Rede de Microfinanças Islâmicas (IMFN) e o Conselho de Pesquisa Halal, do Paquistão, no fórum de negócios Global Halal Brazil, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal).
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Piccadilly vai abrir duas lojas no Catar em 2022
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A companhia brasileira Piccadilly vai abrir duas lojas no Catar em 2022. O anúncio foi feito por Ana Carolina Grings, vice-presidente e diretora de Desenvolvimento de Produtos da marca, durante o último dia do fórum de negócios Global Halal Brazil. Grings participou do painel "Halal e novos nichos de mercado (turismo e moda)".
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Inteligência artificial é crucial para rastreabilidade
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“A análise de dados e o uso da inteligência artificial se tornam cruciais para que se possa ter processos produtivos realmente rastreáveis e que de fato entreguem sustentabilidade animal”, disse o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Guy de Capdeville, durante o painel “Rastreabilidade e confiança – a tecnologia a favor da segurança do alimento halal” no fórum de negócios Global Halal Brazil, nesta terça-feira (07).
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Sistema global unificado se tornou necessidade no halal
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A certificação halal além das fronteiras foi o tema tratado pelo orador principal do segundo dia do fórum de negócios Global Halal Brazil. “Um sistema halal mundial se tornou uma necessidade para muçulmanos e mundo”, apontou Saeed Hayek, gerente de qualidade na Conselho Islâmico de Alimentação e Nutrição da América (Ifanca, da sigla em inglês).
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Empresas de proteína animal garantem rastreamento
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As empresas brasileiras de proteína animal halal Marfrig, Seara e BRF estão trabalhando para garantir 100% de rastreabilidade, e também pela sustentabilidade de seus produtos para o mercado halal. Os CEO das três maiores companhias de carne bovina e de frango do Brasil estiveram juntos no painel “Rastreabilidade e confiança – a tecnologia a favor da segurança do alimento halal” nesta terça-feira (07), no fórum de negócios Global Halal Brazil, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal).
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Rastreabilidade é o futuro do mercado halal
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As novas tecnologias devem ajudar os muçulmanos a consumirem produtos que de fato são halal, ou seja, foram produzidos segundo as regras islâmicas. Especialistas que participaram em painel do fórum de negócios Global Halal Brazil nesta terça-feira (07) apresentaram a rastreabilidade possibilitada pelo blockchain como algo que ajudará o seguidor do Islã a verificar como foi produzido o que está comprando.
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Egito vai usar despacho aduaneiro digital da Câmara Árabe
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O Egito passará a usar a plataforma eletrônica de comércio exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira para todas as suas importações. A informação foi divulgada nesta terça-feira (07) pelo gerente de Tecnologia da Informação da instituição, Marcos Bulgarelli, durante o fórum de negócios Global Halal Brazil, que ocorre de forma híbrida desde a segunda-feira (06) até esta quarta-feira (08).
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Halal: alimento brasileiro é seguro e sustentável
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O alimento halal brasileiro é seguro e sustentável. A frase foi dita por mais de um convidado do painel ‘Brasil – Sustentabilidade e tecnologia no setor de alimentos’, no primeiro dia do fórum de negócios Global Halal Brazil. O fórum vai até quarta-feira (08) e é promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal).
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Pós-pandemia, mundo investirá em saúde pública
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A pandemia de covid-19 exacerbou diferenças sociais e econômicas no Brasil e no mundo. Foi o que disse o médico Riad Younes, vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, durante o painel “Balanço do impacto da covid-19 nos principais mercados e análise de competitividade e inovação no halal”, no primeiro dia do Global Halal Brazil, primeiro fórum halal do Brasil, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal).
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Alimentos prontos para consumo são tendência no halal
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Produtos prontos para consumo, como alimentos pré-preparados devem ser cada vez mais demandados pelo mundo árabe e muçulmano, afirmou Tomás Guerrero, gerente da Halal Trade & Marketing Centre. O executivo participou virtualmente no fórum de negócios Global Halal Brazil, que teve início nesta segunda-feira (06).
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Apex-Brasil quer levar halal a pequenas empresas
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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) quer transformar as micro e pequenas empresas brasileiras em exportadoras de produtos halal. O presidente da agência, Augusto Pestana, mencionou a estratégia na abertura do fórum de negócios Global Halal Brazil, nesta segunda-feira (06).
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Educação em economia islâmica foi impactada pela covid-19
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O setor de educação islâmica foi fortemente afetado pela pandemia de covid-19. A professora doutora Kamola Bayram, da KTO Karatay University (Turquia), falou sobre os impactos da pandemia na economia islâmica e na educação financeira nesta segunda-feira (06), no painel “Balanço do impacto da covid-19 nos principais mercados e análise de competitividade e inovação no halal”, no primeiro dia do fórum de negócios Global Halal Brazil. Trata-se do primeiro fórum halal do Brasil, que ocorre com a promoção da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal).
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Para ampliar pauta halal, Brasil precisa promover imagem
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Abrir novos mercados não basta para ampliar a pauta exportadora de itens halal do Brasil. A opinião é do ministro Alexandre Peña Ghisleni, diretor do Departamento de Agronegócio no Ministério de Relações Exteriores. Ele participou do fórum de negócios Global Halal Brazil, que começou nesta segunda-feira (06). O evento tem promoção da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal), com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
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Para Temer, halal deve ir além do mercado islâmico
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Os produtos halal têm potencial para extrapolar o mercado islâmico e chegar a consumidores diversos, acredita o ex-presidente do Brasil, Michel Temer. Ele participou do primeiro dia do fórum de negócios Global Halal Brazil, que começou nesta segunda-feira (06) e se estende até 08 de dezembro. O evento acontece em formato híbrido e pode ser acompanhado online, com tradução simultânea para português e inglês.
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Mercado islâmico retornará a níveis pré-pandêmicos
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Todos os segmentos de consumo do mercado islâmico, com exceção do turismo, retornarão aos níveis pré-pandêmicos ainda em 2021. Essa foi uma das boas notícias divulgadas no fórum de negócios Global Halal Brazil, que teve seu primeiro dia nesta segunda-feira (06). Em função da pandemia, o evento ocorreu em formato híbrido, com participação de grupo restrito de convidados no Hotel Renaissance, na capital paulista.
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