A missão comercial ao Egito que o Itamaraty e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vão realizar nos dias 13 e 14 de novembro é destaque do Boletim da ANBA desta quarta-feira (10). Ontem (09), 80 representantes de empresas acompanharam a palestra de lançamento da iniciativa na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. “O cenário de recuperação e globalização da economia egípcia deverá levar à recuperação das compras externas e à geração de novas oportunidades de negócios”, disse o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Itamaraty, Orlando Leite Ribeiro. A ideia é que a delegação seja composta por empresários das áreas de casa e construção, saúde, agronegócio, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos. As inscrições estão abertas. Confira os detalhes em reportagem de Isaura Daniel.
Saiba também que a Qatar Petroleum, petrolífera estatal do Catar, planeja ampliar sua produção de petróleo e gás em 35%, dos atuais 4,8 milhões de barris diários para 6,5 milhões de barris por dia em oito anos. A companhia trabalha em várias partes do mundo para aumentar sua capacidade, inclusive no Brasil, onde arrematou três blocos de exploração e produção em menos de um ano. “O novo projeto de expansão nos dará capacidade ampliada e flexibilidade para atender a demanda global adicional”, comentou o presidente e CEO da empresa, Saad Sherida Al Kaabi.
E leia ainda sobre os planos da indústria brasileira Mazzaferro de elevar a participação das exportações em seu faturamento de 30% para 50%. A expansão das vendas no mercado árabe faz parte da estratégia. A companhia produz itens que têm como base polímeros de média, alta e altíssima performance, e são voltados para áreas diversas, como a médica, de cosméticos, utilidades domésticas e pesca.