|
Boletim da ANBA de 25 de agosto de 2022 ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏ ͏
|
| |
Mostra de cinema traz 11 filmes árabes ao Brasil
O Boletim da ANBA desta quinta-feira (25) publica informações sobre a 17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que trará 11 filmes árabes ao Brasil de 31 de agosto a 07 de setembro. As produções são do Marrocos, Palestina, Egito, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Síria. O Icarabe realiza a mostra com o Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe (Câmara de Comércio Árabe Brasileira) e do Instituto do Sono.
O boletim também traz notícia sobre lançamento no Brasil da 19ª edição do Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe e do projeto Arab Latinos. Ambos aconteceram na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, nesta semana.
Saiba quais produtos o Brasil importa da África. Compras estão bastante concentradas em fertilizantes e petróleo, mas os países do continente também abastecem o mercado brasileiro com itens como químicos, alumínio, cacau, peixes, vidros e outros.
Leia ainda a história do professor universitário e advogado brasileiro Wiliander Salomão, que já publicou quatro livros sobre os Emirados Árabes Unidos. Obras têm versões em português e inglês, levando mais conhecimento aos brasileiros sobre o país árabe.
|
|
|
| |
| |
 |
O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, recebeu nesta terça-feira (23) pela noite a Ordem do Mérito Ministério Público Militar, no grau Grã-Cruz. O diplomata, que é também decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, recebeu a homenagem como parte de um grupo de 123 personalidades reconhecidas pelos serviços prestados em prol do Ministério Público Militar (MPM), da sociedade e do Brasil.
|
|
|
|
|
| |
| |
 |
Um advogado e professor universitário de Minas Gerais tomou para si a missão de levar aos brasileiros conhecimento sobre os Emirados Árabes Unidos. Wiliander Salomão publicou quatro livros sobre o país do Golfo, tornando a literatura em português sobre o tema menos rara nas livrarias online e físicas do Brasil. Ele pretende lançar uma edição atualizada do primeiro título ainda neste ano.
|
|
|
|
|
| |
| |
 |
Que o Brasil importa produtos da China, dos Estados Unidos, da Argentina, não é novidade para quase ninguém. Mas e a África? O continente vende alguma mercadoria para o mercado brasileiro? Sim. Os africanos são fornecedores de produtos dos quais o País se abastece no exterior, inclusive em setores bastante essenciais, como de fertilizantes e de petróleo.
|
|
|
|
|
| |
| |
 |
A empresa egípcia Mansoura Glass Co. planeja aumentar a capacidade para atingir produção diária de 200 toneladas em cinco anos. Atualmente a companhia, fabricante de vidro e produtos de vidro, produz 50 toneladas ao dia. Segundo o diretor de Marketing da Mansoura Glass Co., Mohamed Hamed, a empresa adquiriu novo terreno para construir vários fornos e cumprir o plano.
|
|
|
|
|
| |
| |
 |
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil considera que o interesse de outros países participarem do Brics aponta a relevância internacional do agrupamento. Vários países, inclusive árabes, têm manifestado a vontade de integrar o Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e na última cúpula, os membros acordaram em iniciar discussões sobre a expansão.
|
|
|
|
|
| |
| |
 |
A promoção comercial acelerando a presença internacional foi o tema de um dos painéis do Sebrae Global Experience, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro. O evento virtual teve início nesta terça-feira (23) e vai até quinta-feira (25). Os debates tiveram a presença de executivos como o secretário-geral e CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, que falou sobre as etapas para internacionalizar empresas em solo árabe.
|
|
|
|
|
| |
| |
 |
A 19ª edição do Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe teve lançamento no Brasil, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (22). O evento contou com mesa redonda com cinco laureados. As inscrições para o prêmio devem abrir em até dez dias.
|
|
|
|
|
| |
| |
 |
Em seu retorno ao presencial após duas edições virtuais, a Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra a diversidade dos países árabes em sua 17ª edição, trazendo dez filmes inéditos a São Paulo. De 31 de agosto a 07 de setembro, o público poderá assistir produções do Marrocos, Palestina, Egito, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Síria no CineSesc. Serão 11 longas ao todo, sendo um documentário e dez ficções. Oito produções terão sessões presenciais e três poderão ser vistas na plataforma Sesc Digital.
|
|
|
|
|
| |
| |
 |
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou nesta segunda-feira (22) o projeto Arab Latinos. A inciativa visa estreitar os laços entre as regiões e mapear o diálogo intercultural contemporâneo entre a América Latina e os países árabes. O evento aconteceu na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista. A iniciativa é realizada no âmbito do Programa do Sultão Bin Abdulaziz Al Saud para o fortalecimento da Língua Árabe na Unesco e do Plano da Nações Unidas para integrar as artes e a cultura em todos os programas.
|
|
|
|
|