A nova marca de promoção internacional do café solúvel brasileiro é destaque do Boletim da ANBA desta quarta-feira (31). A Associação Brasileira de Café Solúvel (Abics) lançou o slogan “Explore&Enjoy – Instant Coffee Brazil”, no âmbito de um projeto em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil). Entre os objetivos está mostrar a liderança do País no setor. “O Brasil é o maior em produção e exportação de solúvel, e não tinha uma marca que mostrasse essa história”, disse Aguinaldo José de Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics, à repórter Thais Sousa. A iniciativa mira também os países árabes. “Temos interesse no mercado árabe, que significa 5,8% das nossas exportações. Há tendência de crescimento e estamos abrindo outra frente, a de negociações de barreiras tarifárias”, destacou Lima.
Leia também que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira recebe em 07 de agosto, na sua sede, em São Paulo, uma rodada de negócios entre grandes varejistas da cidade e potenciais fornecedores. O encontro é promovido pela Agência de Promoção de Investimentos e Exportações da Cidade de São Paulo (SP Negócios) e a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv). Os associados da Câmara Árabe podem participar e pagam valor promocional. Os setores envolvidos são os de alimentos e bebidas, pets, soluções para o varejo, têxtil e cosméticos. “Estar nas rodadas nos aproxima das empresas participantes e abre um novo canal para nossos associados realizarem networking dentro do Brasil”, afirmou o secretário-geral da entidade, Tamer Mansour, à jornalista Isaura Daniel.
Saiba ainda como foi a palestra “Registro de marca como ferramenta de competitividade no mundo árabe”, realizada terça-feira (30) na Câmara Árabe. A advogada Mariana Vicentini Taylor, do escritório Souto Correa, informou que o Protocolo de Madri deve entrar em vigor a partir de outubro. Com isso, o registro de marcas se tornará um processo único, mais ágil e de menor custo em 120 países, entre eles o Brasil e os árabes Argélia, Egito, Marrocos, Bahrein, Sudão, Síria, Tunísia, Omã e Mauritânia. Confira os detalhes em reportagem de Bruna Garcia.