A participação brasileira na Gulfood é destaque do Boletim da ANBA desta quarta-feira (16). A maior feira da indústria de alimentos e bebidas do Oriente Médio ocorre de 17 a 21 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e vai contar com mais de 90 empresas nacionais, que vão expor em pavilhões organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), entidades setoriais, ou individualmente. São fornecedores de carne bovina, frango, grãos, biscoitos, doces, sucos, café, açúcar, frutas, massas, mel, lácteos, entre outros produtos. “Nossa visão é que este mercado é importantíssimo”, disse o coordenador de promoção de negócios da Apex, Gustavo Fernandes, em seminário preparatório realizado terça-feira (15) na Câmara Árabe (foto acima), em São Paulo. Ainda há tempo para se inscrever para participar da mostra.
Para ter uma ideia do potencial do mercado árabe na área de alimentos e bebidas, saiba que as exportações brasileiras de café à região cresceram 19% no ano passado, sobre 2017, para 1,68 milhão de sacas de 60 quilos. O Líbano foi o maior destino, mas a Síria surpreendeu ficando em segundo lugar. “A taxa de crescimento da Síria, mesmo com as dificuldades enfrentadas por lá, chama a atenção”, afirmou o diretor técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Eduardo Heron. Outros mercados importantes são a Jordânia, Tunísia, Arábia Saudita e Emirados.
E conheça Salam Nuri, a robô que mostra a realidade dos refugiados aos usuários do Facebook. A “chatbot” é uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e a rede social. A personagem foi desenvolvida a partir das narrativas de mulheres sírias reais e seu avatar foi idealizado por uma brasileira.