Leia no Boletim da ANBA desta segunda-feira (18) que a primeira equipe arqueológica liderada por brasileiros no Egito descobriu uma nova tumba na temporada de escavações deste ano, em Luxor. O túmulo com sete corpos foi encontrado quando o grupo estudava a Tumba Tebana 123. “Nos concentramos na estrutura externa da TT 123. O pátio tinha um poço e ele levou à descoberta de uma nova tumba”, contou o coordenador da missão, José Roberto Pellini, professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De acordo com ele, a estrutura é provavelmente do terceiro período intermediário, no final da história faraônica.
Ainda sobre o Egito Antigo, saiba que o Núcleo de Estudos da Antiguidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NEA-Uerj) promove aos sábados, a partir de 23 de março, o programa “Hieróglifos: Curso de Língua Egípcia”, com a professora Liliane Coelho, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Destaque também para a loja temporária de moda brasileira instalada na Galeria Lafayette do Dubai Mall, nos Emirados Árabes Unidos. A iniciativa vai durar dois meses e reúne oito marcas do Brasil: Amir Slama, Karla Vivian, Guria Beachwear, Salinas, Água de Coco por Liana Thomaz, Cecilia Prado e Sinesia Karol.